Siga o OP nas redes

Economia

Famalicense André Vieira de Castro preside à Confederação Europeia de Tintas

Publicado

em

O empresário famalicense André Vieira de Castro foi nomeado presidente da Confederação Europeia de Produtores de Tintas (CEPE). O administrador da empresa Argacol assumiu o cargo europeu na última semana, passando a liderar uma organização que reúne cerca de 800 fabricantes europeus de tintas, de áreas como construção, indústria, tintas de impressão ou de artes e que representam um volume de negócios anual de 17 mil milhões de euros e mais de 100 mil postos de trabalho diretos.

André Vieira de Castro é o segundo português a assumir este cargo e a sua empresa, a Argacol, é a mais pequena de sempre a liderar a confederação.

O famalicense, que já estava presente na administração desde 2015, e diz que pretende “garantir a melhor representação possível de toda a indústria”. “A contribuição de pequenas empresas para a economia europeia é substancial e temos que destacar a importância das PME nesta indústria”, referiu.

André Vieira de Castro destaca também, para este seu mandato, as questões ambientais o e o contributo que o setor pode dar nas ambições climáticas do Acordo Europeu para chegarmos as emissões zero até 2050.

“Os nossos produtos são parte da solução para uma economia circular e de sustentabilidade. Já temos das políticas mais restritivas sobre químicos. Precisamos de, cuidadosamente e sem fundamentalismos, fazer adaptações para nos mantermos competitivos e garantir uma recuperação sustentada”, defende.

Continuar a Ler

Economia

Famalicão inaugura terceira incubadora Famalicão Made IN

Publicado

em

por

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, inaugura amanhã, terça-feira, a terceira Incubadora de Empresas Famalicão Made IN.

Localizada no CIIES – Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior, em Vale S. Cosme (antigas instalações da Didáxis), a estrutura “representa mais um passo importante e sustentado do executivo municipal no apoio aos empreendedores no processo de desenvolvimento de novos projetos empresariais”, diz a autarquia, em nota à imprensa.

A inauguração surge no contexto de comemoração do 6º aniversário de instauração do projeto Famalicão Made In, a grande aposta do Município para promover o crescimento económico e social do concelho, através da promoção de um contexto municipal facilitador da iniciativa empresarial.

Segundo a autarquia, o novo polo tem como vocação “a sustentabilidade e a circularidade da economia”, pretendendo “não só atrair projetos empresariais que acrescentem valor à indústria famalicense, mas também auxiliar as novas empresas a definirem uma estratégia eficiente que siga esta tendência do mercado”.

Continuar a Ler

Economia

PS Famalicão apela ao estacionamento gratuito para apoiar o comércio tradicional

Publicado

em

por

Estacionamento gratuito em todas as ruas do concelho de Famalicão, por um período de tempo a determinar. É esta a medida apresentada pela concelhia do PS, esta sexta feria, com o objetivo de fomentar a economia local, incentivar os famalicenses a frequentarem o comércio tradicional e contribuir para a “vitalidade das nossas ruas”, pode ler-se no comunicado às redações.

Face às consequências económicas inerentes à pandemia de Covid-19, o partido apela à Câmara Municipal que tome rápidas medidas e salienta que “um pequeno gesto que pode fazer a diferença e ter um impacto muito positivo no negócio”.

Continuar a Ler

Economia

Desperdício Zero: Auchan e a TGTG já salvaram 8.000 refeições

Publicado

em

por

“São é, neste Dia Mundial da Alimentação, contribuir para a redução do desperdício alimentar”.
É com este mote que a Auchan Famalicão , Auchan Vila Real, Auchan Santo Tirso e Auchan de Guimarães comemoram mais um Dia Mundial da Alimentação e se congratula, a si e aos seus parceiros, pelas oito toneladas de alimentos que já foram salvos pelas várias campanhas anti-desperdício que puseram em curso.
Numa fase em que o desperdício global de recursos chega a ser preocupante a Auchan direcionou os seus esforços para contrariar esta tendência.
Um destes exemplos é a criação do Bolo de Banana Vegan, cuja produção evitará o desperdício anual de 1.500 kg de bananas.
Outra destas iniciativas foca-se no aproveitamento de pão, que não é vendido no dia em é produzido, sendo transformado em pão ralado, bastante útil em açordas e pudins, por exemplo. Um esforço que já evitou o desperdício de 10.612 kg de pão.
A parceria da Auchan com a Too Good To Go continua, através de uma ‘app’, a disponibilizar cabazes de alimentos que iriam ser desperdiçados, a uma fração do preço, que podem ser levantados na Auchan da respectiva cidade.
Dois destes cabazes, chamados Magic Box, irão ser oferecidos à Associação Dar as Mãos, esta sexta-feira, na Auchan de Famalicão, com o valor de 15€, e compostos por uma série e produtos alimentares cuja validade termina no próprio dia.  

Continuar a Ler

Mais vistos