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Economia

Famalicão presente na maior feira mundial do setor agroalimentar em Paris

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São nove, as empresas e marcas famalicenses representadas na SIAL, Salon International de l’Alimentation, uma feira internacional dedicada ao setor agroalimentar que está a decorrer em Paris, França, com a presença dos maiores players do setor.

De Famalicão, estão presentes marcas e projetos inovadores de pequena dimensão, como a Sim Chocolate, a Senrasdairy, a Frutivinhos e a Yogan, bem como referências incontornáveis do setor agroalimentar nacional como é o caso da Vieira, Lourofood, ICM, Primor e Salsicharia Limiana.

 A SIAL Paris, promovida pela Atlantic Food Export, é um dos principais palcos para o encontro entre a indústria agroalimentar e uma referência para o desenvolvimento de novas parcerias, para a concretização de novos negócios e para conhecer as tendências globais do setor.

Na edição deste ano participam mais de 7 mil expositores provenientes de 120 países, numa área expositiva com mais de 250 mil m2, e com a expectativa de mais de 300 mil visitantes durante o certame que arrancou no passado dia 15 de outubro e que termina esta quarta-feira, dia 19.

É muito interessante ver marcas mais recentes, que nasceram e cresceram no seio do Famalicão MadeIN, a apresentarem o seu produto ao lado de empresas mais experientes e consolidadas no mercado mundial do agroalimentar, e que conquistam mercados e novos consumidores refere o vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal, Augusto Lima, que, citado em nota enviada pela autarquia,  também aponta a mais valia desta variedade, que demonstra a capacidade e diversidade do setor no nosso concelho.

As empresas do agroalimentar representam uma fatia importante das exportações do concelho de Famalicão, com os dados no último ano, 2021, a apontarem para um volume de negócios muito próximo dos 64 milhões de euros, num crescimento que ronda os 20% ao longo dos últimos oito anos, segundo os dados registados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 “Queremos alargar a base de exportação e o número de pequenas e médias empresas pela aposta na inovação e em produtos diferenciadores, queremos exportar mais produtos e colocar mais empresas famalicenses a exportar” acrescenta Augusto Lima.

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