Siga-nos nas redes

Famalicão

Pasec junta 1200 jovens para encontrar “Novas Fórmulas para mudar o mundo”

Publicado

em

A associação famalicense Pasec arrancou, no passado dia 15 de dezembro com mais uma edição da Assembleia Internacional Juvenil (AIJ), que vai prolongar-se até março de 2022. Os primeiros 15 dias de trabalho foram repartidos por Portugal (Famalicão e Braga) e Espanha (Logrõno e Burgos) tendo como pano de fundo o tema “Novas fórmulas para mudar o mundo”. Foram mais de 1200 os jovens que participaram presencialmente e online nas várias iniciativas realizadas até ao momento.

Assim, entre 18 e 23 de dezembro tiveram lugar mais de 50 sessões de trabalho cooperativo que juntaram mais de 600 jovens presencialmente. Foram debatidos o quadro de competências sociais associados aos jovens líderes e realizadas dinâmicas de grupo de “troca e partilha”.

A partir de 26 de dezembro, em Famalicão, iniciaram-se as semanas de formação internacional que envolveram jovens delegados de Portugal, Espanha e Itália que refletiram sobre o tema “Novas fórmula para mudar o mundo…” através do subtema “Escolhe o filme que faz a tua vida…”. Estiveram envolvidos 40 jovens presencialmente e mais de 500 jovens online.

“Embora adaptando as dinâmicas à nova realidade pandémica, foi possível desenvolver um intenso programa de educação não formal em condições de segurança”, refere a instituição juvenil, em nota à imprensa. 

Refira-se que a AIJ é uma das atividades com marca Pasec. Começou por ser à escala europeia e evoluiu para um projeto de Lusofonia e cooperação europeia e iberoamericana. Tornou-se num fórum, que por etapas, tem passado por dezenas de países, aprofundando, através das expressões artísticas e reflexão crítica, as principais temáticas da atualidade com implicação direta na vida dos jovens. Já foram abordadas temáticas tão variadas como os Objetivos do Milénio, o Desemprego Jovem, as Novas Formas de Democracia, entre outros. Já contou com participantes de países tão variados como a Rússia, Brasil, Cabo Verde, Turquia, Lituânia, Angola ou Guiné Bissau.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos