Siga-nos nas redes

Famalicão

Jorge Paulo Oliveira reúne com ACIF para falar de fundos europeus

Publicado

em

O deputado famalicense à Assembleia da República, Jorge Paulo Oliveira, reuniu, no dia 2 de janeiro, com os responsáveis da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) que deram a conhecer em maior pormenor a candidatura ao Projeto “Bairros Comerciais Digitais”.

Os Fundos Europeus, entre eles o “Portugal 2030” e o “Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR) cujo grau de execução tem sido objeto de controvérsia publica, foi um dos temas em análise no encontro, segundo nota enviada à imprensa pelo deputado do PSD. 

“O baixo grau de execução do PRR tem sido objeto de reservas e de preocupações com origem mais diversa que vão desde o senhor Presidente da República, passando pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental, o Conselho de Finanças Públicas, a OCDE, a Comissão Europeia e do próprio Governador do Banco de Portugal. O Governo afirma que está tudo a correr dentro dos prazos e das metas definidas, mas o dinheiro não está a chegar às empresas”, afirma Jorge Paulo Oliveira.

“Até ao final de 2022, apenas foram pagos 2,3% dos 3.612 mil milhões de euros alocados às empresas, e essa circunstância deve ser motivo de preocupação” realçou o deputado famalicense à Direção da ACIF, presidida por Fernando Xavier Ferreira, que confirmou que as alterações na metodologia de avaliação dos projetos, apontada pelo Coordenador da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” ajudam a explicar esse atraso.

Nesta reunião a ACIF deu a conhecer os pormenores da sua candidatura ao Projeto “Bairros Comerciais Digitais”, integrada na dimensão da Transição Digital do PRR. Recorde-se que o Projeto “Bairro Comercial Digital” resulta de uma candidatura conjunta com a autarquia e visa fomentar o desenvolvimento dos setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, assente na digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, bem como na promoção do comércio online e da integração digital das cadeias de abastecimento.

Fernando Xavier Ferreira aproveitou para alertar o deputado social-democrata que, à semelhança de outras candidaturas, fazia todo o sentido que também nestas o IVA fosse considerado um custo e nesse contexto ser igualmente financiado, alerta que Jorge Paulo Oliveira se comprometeu a abordar no âmbito dos trabalhos parlamentares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos