Siga o OP nas redes

Famalicão

Oficina vence concurso Escola do Futuro da Microsoft

Publicado

em

Inês Costa, Bruna Monteiro, Inês Silva e Margarida Loureiro venceram o concurso Escola do Futuro da Microsoft. As quatro alunas do curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, da Oficina – Escola profissional do INA, destacaram-se pelo projeto inovador e tecnológico que apresentaram para uma escola do futuro.

O projeto das alunas destacou-se, segundo a Microsoft, pela sua dimensão “digital, inclusiva e sustentável”. Como ideias para trabalhar numa escola futura, as alunas propuseram a adoção de mesas digitais, tablets e smartwatches para ajudar a organizar os horários, as aulas e os processos de aprendizagem. Nas salas de aula, as portas terão sistemas que registram as presenças e os quadros digitais poderão gravar o que é dito pelos professores. A escola do futuro seria também dotada de painéis solares, autocarros elétricos, aulas de defesa e de nutrição.

A aluna Bruna Silva sublinhou a mais-valia desta experiência na escola. “Foi uma experiência incrível, sobretudo uma experiência única, pois permitiu termos uma ideia como seria o futuro dos alunos e visualizar como será o horizonte da tecnologia”.

O professor Ricardo Barros, coordenador do curso e orientador do projeto na escola, destacou que “a escola do futuro, e sobretudo a escola do presente, terá que necessariamente perceber as necessidades, as expectativas e os sonhos dos alunos de hoje”.

O concurso, que assinala os 30 anos da Microsoft em Portugal, pretendeu desafiar os jovens de todo o país a apresentar ideias que possam promover experiências de aprendizagem criativas e colaborativas no contexto escolar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES