Siga o OP nas redes

Famalicão

Famalicão: Centro urbano vai ter sistema inovador de drenagens sustentáveis

Publicado

em

As obras de reabilitação do centro urbano da cidade de Famalicão vão permitir criar um sistema inovador de drenagens sustentáveis, que consiste na absorção natural das águas de forma a não sobrecarregar os coletores e a fazer com que a água seja absorvida naturalmente em cada espaço verde. A informação foi hoje avançada pela Câmara Municipal.

O Plano de Implementação do Sistema Urbano de Drenagem Sustentável (SUDS) vai abranger a área da Praça D. Maria II e da Praça Mouzinho de Albuquerque. Em toda a zona desta operação as caldeiras (base) das árvores serão rebaixadas para possibilitar o acolhimento das águas da chuva e, por outro lado serão aumentadas as áreas verdes e canteiros de forma a maximizar o aproveitamento das águas.

 Desta forma, explica a autarquia, será realizada uma divisão da área a intervir em bacias de escoamento que vão encaminhando as águas para as zonas de absorção natural fazendo um percurso de canteiro em canteiro, de zona verde em zona verde, até, por fim chegar aos coletores. Será ainda feito o encaminhamento das águas de bacia em bacia até chegar à zona das charcas na Praça Mouzinho Albuquerque como ponto final de recolha e de encaminhamento para o Rio Pelhe a jusante.

O Plano de Implementação do SUDS prevê ainda a plantação de espécies de vegetação autóctones privilegiando ambientes diversos.

“Estamos a criar uma cidade mais amiga das pessoas, do ambiente e do comércio. Uma cidade de futuro, inteligente e sustentável”, afirma, a propósito, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES