Siga-nos nas redes

Famalicão

Está decidido: maternidade de Famalicão não encerra

Publicado

em

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) já decidiu: as maternidades dos hospitais de Famalicão e da Póvoa de Varzim, cujo encerramento foi proposto num relatório técnico entregue ao Ministério da Saúde, vão manter-se abertas.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias que adianta ainda que as maternidades terão que investir em infraestruturas, reforço de profissionais e diferenciação em neonatologia durante este ano. Em janeiro de 2024, haverá nova avaliação para perceber se resolveram os problemas identificados.

O líder da Concelhia de Famalicão do PS, Eduardo Oliveira, que é também deputado á Assembleia da República e vereador na Câmara de Famalicão, já reagiu, dizendo que é “uma excelente notícia para o concelho de Famalicão”.

O responsável político, que foi também enfermeiro na maternidade, recorda que quando surgiram as primeiras notícias sobre o relatório da Comissão para Reforma das Maternidades, procurou “transmitir tranquilidade a todos, relembrando que estávamos a falar de um documento, um relatório com ponderações sobre o assunto, e que não estava nada decidido”.

Dizendo conhecer bem a maternidade de Famalicão “e os seus esforços para prestar um serviço cada vez melhor e ser uma opção para cada vez mais grávidas”, Eduardo Oliveira considera que o tempo lhe veio dar razão. “Eu sabia que a decisão seria muito bem ponderada, tendo em conta que a maternidade serve a população dos concelhos de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, que representam cerca de 250 mil pessoas, e que sempre prestou cuidados à população e nunca encerrou mesmo em períodos críticos”, afirma.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos