Famalicão
PS reclama da Câmara solução para deslizamento de terras em Joane
O Partido Socialista de Famalicão considera que o problema de deslizamento de terras e lama em Joane, sempre que chove de forma intensa, não está resolvido e exige a atuação da Câmara Municipal.
Em comunicado, o partido refere que trata-se de uma situação que, desde o dia 19 de dezembro, “ tem trazido transtornos e prejuízos materiais a centenas de joanenses que habitam nas zonas abaixo da Rua de Romão, onde está a causa do sucedido, sem que a Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal apresentem uma solução”.
Na última reunião de Câmara, o vereador socialista, Sérgio Cortinhas, que já tinha dado conta do sucedido aquando do deslizamento de terras a 29 de dezembro, voltou a alertar para a situação. Em seu entender, a autarquia deveria obrigar o proprietário do terreno que procedeu ao corte de árvores e à movimentação de terras, a construir um muro provisório ou outra solução efetiva de contenção das terras.
Na altura, o presidente da Câmara, Mário Passos, referiu que os serviços municipais realizaram uma visita ao local e constaram que não hÁ qualquer projeto de urbanização em curso, tendo o proprietário apenas realizado trabalhos de limpeza no terreno. O edil explicou ainda que foram realizadas intervenções por forma a impedir que novos deslizamentos de terras ocorressem.
Contudo, o vereador do PS considera,que o trabalho até agora realizado pelo proprietário do terreno, “de execução de valas na Rua do Romão no limite do seu terreno e a semeação nos taludes de terra não resolve o problema, como se tem constatado sempre que as condições climatéricas são adversas”.
Por outro lado, o PS considera que o Município deve estar “mais atento e vigilante a situações como a que está a ocorrer na vila de Joane, nomeadamente, devido ao corte de árvores e alteração dos solos que podem ter consequências para o bem-estar dos cidadãos e para o equilíbrio ecológico”.
- Famalicãohá 1 semana
Mário Passos iniciou em Bairro novo ciclo de visita às freguesias
- Economiahá 3 dias
AEMinho apoia criação de área metropolitana na região
- Famalicãohá 1 semana
Carnaval de Famalicão já tem programa e promete animação para todas as idades
- Famalicãohá 3 dias
“Relações Luso-Espanholas (1873-1926)” em discussão no Museu Bernardino Machado