Famalicão
Alunos da D. Sancho I em Erasmus+ na Croácia
Um grupo de quatro alunos, do 9º ano, juntamente com duas professoras do Agrupamento de Escolas D. Sancho I deslocou-se a Osijek, na Croácia, de 13 a 19 de janeiro.
Esta mobilidade decorreu ao abrigo do programa Erasmus+ e os alunos do Agrupamento visitaram pela primeira vez o país dos Balcãs. De passagem por Budapeste, os participantes passaram algumas horas à descoberta da capital da Hungria, país que faz fronteira com a Croácia, onde visitaram locais e monumentos de referência daquela emblemática cidade imperial.
Em Osijek, na Escola Básica Dobrisa Cesarié, Neretvanska, todos os elementos da comunidade educativa proporcionarem à delegação portuguesa uma semana de enriquecimento pessoal, de franca convivialidade e de partilha de saberes, refere a escola em comunicado de imprensa.
Os alunos assistiram a várias aulas e participar nas atividades propostas, e marcaram presença em reuniões com outros alunos e professores. Além das atividades em contexto escolar, foram realizadas visitas à cidade anfitriã, Osijek, que culminou num magnífico passeio nas margens do rio Drava, cobertas por um manto de neve, e a Valpovo, cidade representativa da riqueza cultural da região e onde se dinamizaram alguns workshops. A visita ao parque Natural de Kopacki Rit preencheu a tarde do último dia da agenda.
A escola refere ainda que a experiência foi relevante para os alunos aperfeiçoarem a comunicação em inglês. Além disso afirmam que os alunos regressaram “felizes, emocionados com a experiência gratificante que vivenciaram e culturalmente mais ricos”.
Alunos visitam Casa de Camilo Castelo Branco e antiga Cadeia da Relação do Porto
Os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária D. Sancho I visitaram a Casa de Camilo Castelo Branco, localizada em Seide, em Vila Nova de Famalicão. Esta visita de estudo proporcionou aos estudantes uma viagem no tempo até à vida e obra de um dos maiores escritores portugueses do século XIX.
A visita foi realizada pelos guias da Casa de Camilo, que acompanharam os estudantes durante todo o percurso, permitindo os alunos aprofundarem o seu conhecimento sobre o escritor e realizar uma compreensão mais profunda da literatura portuguesa do século XIX.
Ainda nesta área, os estudantes visitaram a Antiga Cadeia da Relação do Porto, um local crucial na vida e na obra do escritor português e também da sua amada Ana Plácido.
A visita à Antiga Cadeia da Relação do Porto não enriqueceu apenas o conhecimento dos alunos sobre a vida de Camilo e da sua literatura, mas também trouxe à tona a importância de compreender o contexto histórico em que as obras literárias são criadas.
“uma oportunidade educativa e cultural que deixou uma marca de confiança nos alunos, reforçando o nosso compromisso com a preservação do nosso património literário”, refere a escola em comunicado.
- Famalicãohá 2 dias
Chega de Famalicão promove debate sobre cultura Woke
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira leva Posto da GNR de Famalicão ao Parlamento
- Culturahá 5 dias
Mário Cesariny Encontros regressam a 22 e 23 de novembro com Mário Laginha e Pedro Lamares
- Famalicãohá 2 dias
CDU de Famalicão lamenta afastamento da ACIF na organização da animação natalícia