Famalicão
50 anos do 25 de Abril vão ser assinalados em Gavião

A Milho d’Oiro – Associação Cultural e Artística de Gavião e a Associação Cultural e Desportiva de Além-Rio (ACDAR) vão promover, em conjunto, um programa de celebração dos 50 anos do 25 de Abril em Gavião, com o apoio da Junta de Freguesia.
Entre as atividades propostas, destaca-se o “25 de Abril ao serão” que é um ciclo de três sessões sobre o antes, o durante e o pós 25 de Abril, onde alguns convidados vão contar na primeira pessoa a sua vivência pessoal e familiar.
A primeira sessão está já agendada para esta sexta-feira, 26 de janeiro, pelas 21h30, no salão
nobre da Junta de Freguesia, e será sobre o “Antes da Revolução”. A segunda sessão, subordinada ao tema “25 de Abril, o Dia Marcado”, decorrerá a 23 de março. A última sessão, intitulada “25 de Abril, o Depois do Adeus,” está marcada para 24 de maio.
Para esta primeira sessão os convidados serão Carlos Sousa (ex-deputado à Assembleia da República e presidente da Associação “Memória Viva”), Joaquim Lima (sociólogo) e Lucinda Barbosa (ex-professora primária), sendo moderadora a jornalista Marta Marques.
O programa inclui ainda, na semana do dia dos namorados, um convívio para falar sobre “Namorar antes do 25 de Abril”, a realizar a 16 de fevereiro.
Por último, as duas associações pretendem ainda realizar uma exposição fotográfica de rua, com 25 momentos de uma companhia de guerra que esteve numa das fronteiras moçambicanas, momentos captados por um ex-combatente que além da arma conseguiu levar uma camara fotográfica para a guerra do Ultramar.
“Com estas iniciativas queremos relembrar, revisitar e narrar, da melhor forma possível, e 50 anos depois, o percurso de uma mudança radical e estrutural da sociedade portuguesa”, refere a Milho d’Oiro, em nota à imprensa.

- Famalicãohá 1 semana
ACIP dá a conhecer novo Pirilampo Mágico
- Famalicãohá 6 dias
Coligação PSD/CDS-PP apresenta candidatos às freguesias e há 23 caras novas
- Famalicãohá 5 dias
Câmara de Famalicão avança com a construção de nova rotunda na VIM
- Culturahá 4 dias
Jangada Teatro leva “Ana Plácido” à Casa das Artes de Famalicão