Famalicão
450 novos cancros diagnosticados por ano na ULS do Médio Ave

No dia 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro e o Serviço de Oncologia da Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve) vai promover, neste dia, uma ação de sensibilização da população para a adoção de medidas preventivas do cancro e de diagnóstico precoce, nomeadamente do cancro do pulmão, da mama, do aparelho digestivo e da próstata, que são os mais prevalentes.
Anualmente são admitidos neste Serviço de Oncologia, para tratamento e orientação, cerca de 450 novos diagnósticos, entre os quais 130 doentes com patologia de cancro da mama, 60 de cancro colo-rectal e 45 de cancro gástrico.
Em comunicado, a ULSMAve salienta, contudo, que estes dados não traduzem a real incidência de novos diagnósticos anuais dessas neoplasias na sua área de influência (concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa), dado alguns dos doentes continuarem a ser orientados para outras unidades hospitalares.
Atualmente, a ULS Médio Ave (que integra os Hospitais de Famalicão e Santo Tirso) assegura o tratamento do cancro da mama, gástrico, colo-rectal e da tiróide, com as restantes neoplasias malignas a serem orientadas para o IPO do Porto ou hospitais de referência de Braga ou Porto.
Desde 2019, o Serviço de Oncologia da ULSMAve tem ainda um protocolo com o IPO do Porto de intercolaboração e de orientação da patologia oncológica.
Refira-se que o Dia Mundial do Cancro tem como objetivo aumentar a consciencialização, melhorar a educação, promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro, contribuindo também para a deteção precoce e um tratamento adequado.

- Famalicãohá 5 dias
David Carvalho substitui Sofia Fernandes na vereação da Câmara de Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
Bombeiros Famalicenses vencem Marchas Antoninas de Famalicão
- Culturahá 1 dia
Circo contemporâneo está de volta a Famalicão, Barcelos, Braga e Guimarães
- Famalicãohá 1 semana
Eleições autárquicas: Eduardo Oliveira propõe reforço da Polícia Municipal