Siga-nos nas redes

Famalicão

PS também venceu em Famalicão. Jorge Paulo Oliveira e Eduardo Oliveira eleitos

Publicado

em

O Partido Socialista(PS) também foi o grande vencedor das Eleições Legislativas em Famalicão, com 43,62% dos votos. Os socialistas venceram em quase todas as freguesias do concelho.

As únicas exceções foram a UF de Antas e Abade Vermoim, a UF de Esmeriz e Cabeçudos, a UF de Gondifelos, Cavalões e Outiz e a freguesia de Vilarinho das Cambas, onde venceu o PSD.

Nas restantes 30 freguesias venceu o PS. O PSD ficou em segundo com 34,76% dos vitos e o Chega conseguiu o terceiro lugar com 5,35%. Outra surpresa foi a Iniciativa Liberal que foi a quarta força política mais votada, com 4,19%.

O Bloco de Esquerda passou para quinta força política no concelho, com 3,5% dos votos. Segue-se a CDU (2,1%), o CDS (1,64), o PAN (1,25) e o Livre (0,68%)

Resultados no distrito

Eduardo Oliveira
Jorge Paulo Oliveira

Os famalicenses Eduardo Oliveira, do PS, e Jorge Paulo Oliveira, do PSD, estão eleitos para a Assembleia da República.

No distrito de Braga, há vária alterações face a 2019, com o Chega e o Iniciativa Liberal a eleger um deputado cada e com o Bloco de Esquerda a perder os dois deputados que tinha eleito em 2019, assim como o CDS que perdeu o deputado que tinha pelo distrito.

De resto, o PS também venceu no distrito e reforçou a votação e a representação parlamentar face a 2019. Os socialistas conseguiram 42,02% dos votos e passam de oito para nove deputados na AR. O PSD conseguiu 34,78 % dos votos e mantém os oito deputados pelo distrito.

O Chega foi a terceira força mais votada, seguido da Iniciativa Liberal. O BE passou de terceira para quinta força política, seguido da CDU, que também não conseguiu recuperar o deputado que já tinha perdido em 2019.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos