Siga o OP nas redes

Cultura

Biblioteca Municipal lança coleção de livros digitais centrados nos ODS

Publicado

em

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Famalicão, já tem disponível, na versão de livro digital interativo, o primeiro conto de uma coleção composta por 17 contos representativos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este primeiro livro, intitulado “As inquietações de Mariana” é da autoria dos alunos Alexandre Alves, Ana Rita, Guilherme Santos, Mariana Carvalho e Mariana Maciel, da Escola Básica de Gondifelos, e resulta na interpretação dos autores sobre a temática do ODS1 “Erradicar a Pobreza”.

O conto foi um dos vencedores do Concurso de Escrita Criativa intitulado “tODoS por um mundo melhor”, promovido pela Biblioteca Municipal.

Já em processo de adaptação para a versão de livro digital interativo encontram-se mais dois contos, também vencedores da edição 2019/2020, referente ao ODS2 “Erradicar a Fome”, que será tornado público no próximo mês de março, e ao ODS3 “Saúde de Qualidade”, que será tornado público mês de maio.

O livro pode ser acedido através do site da Biblioteca Municipal, seguindo o link ODS – Contos interativos Digitais.

Entretanto, já está também disponível, nas versões papel e digital, a brochura “A tua Europa sustentável”, como resultado da parceria entre a Antena de Informação Europeia de Famalicão, sediada na Biblioteca Municipal, e o Centro de Informação Europe Direct Minho, sediado no Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A brochura pretende ser fonte informativa e de consciencialização sobre a temática dos ODS. O leitor identificará as grandes metas de cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e encontrará alguns exemplos de boas práticas implementados a nível europeu e a nível local. Existem ilustrações ainda que pretendem retratar “um cenário ideal” para cada ODS por forma a que o leitor possa percecionar aquilo que os líderes mundiais se comprometeram a ver alcançado até 2030.

Refira-se que a Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão tem vido a dinamizar o projeto “ODS: juntos mudamos um mundo”, com o pretexto de dar a conhecer e disseminar junto da comunidade famalicense a temática dos 17 ODS, quer seja através de iniciativas educativas direcionadas para as escolas, quer seja através de iniciativas informativas direcionadas à população em geral.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES

anuncie neste espaço > ligue +351252308147