Famalicão
PCP de Famalicão preocupado com a situação do emprego no concelho
A situação do emprego no concelho é, neste momento, a principal preocupação do PCP de Famalicão. A Comissão Concelhia do partido reuniu, a semana passada, com o propósito de analisar a situação política, social e económica e apontar soluções a nível nacional, regional e local.
“Com o agravamento do custo de vida, da exploração e das desigualdades, a situação do emprego no concelho é, de momento, a preocupação central da Comissão Concelhia”, afirmam os comunistas famalicenses, em comunicado.
Nesse sentido, foi já solicitada uma reunião ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Famalicão e foi decidido levar a campanha em curso “Faz das injustiças força para lutar” ao maior número possível de trabalhadores do concelho, com inicio marcado para esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, com o contacto com os trabalhadores da Cabelauto e Tesco, sendo de destacar a edição de um documento específico destinado aos trabalhadores da Continental Mabor.
A Câmara Municipal também não é poupada. O PCP fala de um “executivo municipal desarticulado, sem capacidade de planificação e de gestão”. E dá como exemplo “a ausência de uma posição sobre o Plano Nacional Ferroviário que terá inevitavelmente impactos em Famalicão”, situação que levará a CDU a intervir numa próxima Assembleia Municipal.
Os comunistas criticam ainda aquilo que dizem ser “a ausência de ação relativamente aos problemas no setor da saúde, nomeadamente, o estado de degradação das infraestruturas e a averiguação das contingências implícitas ao prolongamento operacional da maternidade”; bem como a ausência “de uma estratégia para combater a precariedade no setor da cultura e do desporto” e a ausência de uma estratégia local para a habitação, “que integre os objetivos do programa 1º Direito à necessidade de aumentar a oferta pública de habitação plurifamiliar e coletiva”.
Crise política em Ribeirão
A situação política em Ribeirão foi também debatida na reunião, com a Comissão Concelhia a considerar que os interesses da vila e da sua população” foram postos em segundo lugar perante interesses pessoais e objetivos imediatos”. Perante a realização de eleições antecipadas, foram já estabelecidas as principais linhas de campanha e os principais elementos da composição da Lista da CDU que se irá apresentar a estas eleições.
Os comunistas famalicenses manifestaram também apoio à luta dos professores, bem como “as lutas de vários outros setores” que terão lugar no dia 9 de fevereiro, com a realização de um Dia Nacional de Indignação, Protesto e Luta promovido pela CGTP.
Finalmente, foi aprovado o Plano de Trabalho anual, com destaque para as comemorações do 102º aniversário do PCP, que se assinala a 6 de março e que coincide com os 30 anos do atual Centro de Trabalho Concelhio, pelo que no dia 10 de março será realizada uma cerimónia evocativa da história e do papel do PCP no concelho.
- Famalicãohá 6 dias
Igreja Cristã de Famalicão promove concerto de Natal na Casa das Artes
- Sociedadehá 3 dias
Câmara adia início das obras no Campo da Feira para janeiro e reduz taxas aos feirantes
- Famalicãohá 6 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 3 dias
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros