Siga-nos nas redes

Famalicão

Brasil, Ucrânia e Índia: maior parte dos imigrantes em Famalicão são destes países

Publicado

em

Um estudo realizado ao fenómeno migratório em Famalicão, que ficou concluído em dezembro último e que se reporta a dados de 2020, permitiu contabilizar a presença no concelho de 2.234 estrangeiros com estatuto legal de residente.

Este número corresponde a cerca1,7% do total da população residente no concelho, uma proporção bastante inferior à registada ao nível nacional (6%), mas uma das maiores do distrito de Braga.

De facto, dos 14 concelhos do distrito, Famalicão é apenas ultrapassado por Esposende (2,4%) e, sobretudo, por Braga (6,4%) que, com perto de 12 mil estrangeiros residentes, se destaca muito claramente dos restantes.

Sofia Fernandes, vereadora da Interculturalidade e Integração alerta, contudo, que este número poderá ficar aquém da realidade, já que apenas contabiliza os imigrantes que estão em situação legal, um reparo que é também apontado no estudo.

O diagnóstico refere que os estrangeiros a residir em Famalicão distribuem-se por 67 nacionalidades, sendo os brasileiros claramente predominantes (47%). Esta posição da comunidade oriunda do Brasil mantem-se desde 2013, ano em que o número de cidadãos brasileiros ultrapassou os da Ucrânia, que nos anos anteriores eram os mais representados

Neste momento, a comunidade proveniente da Ucrânia é a segunda maior (11% dos estrageiros), seguida da Índia (8%), que aumentou 150% em apenas um ano (2020). Em quarto lugar coloca-se a China (4%). Referência ainda para cidadãos do Nepal, Paquistão e Bangladesh, que representam 1,7% dos estrangeiros no concelho.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos