Famalicão
Câmara vai melhorar acessos ao Hospital e criar novo parque de estacionamento
A Câmara Municipal de Famalicão vai melhorar os acessos ao Hospital e à zona de Talvai, através da construção de uma nova rotunda na Avenida 9 de Julho e respetivas ligações viárias.
Nesse sentido, na reunião do executivo desta quinta-feira, o de fevereiro, será votada uma proposta para iniciar o procedimento de delimitação de uma nova Unidade de Execução Urbanística na área norte da cidade, que contempla aquelas obras e que que, segundo a autarquia “vai melhorar consideravelmente os acessos ao Hospital”.
A concretização da Unidade de Execução irá também permitir disponibilizar ao domínio público uma área de 3.274m² de terreno para a construção de um parque de estacionamento público, aumentando a oferta de lugares de estacionamento na área adjacente ao Hospital.
Depois de aprovada na reunião de Câmara, esta Unidade de Execução entrará em período de discussão pública que terá inicio no 5. dia após a publicação do respetivo aviso no Diário da República.
A área delimitada localiza-se junto da Avenida 9 de Julho e da Rua Norton de Matos, a norte do Hospital, na União das Freguesias de Famalicão e Calendário, e abrange uma área com 23.490,25m². Segundo a autarquia, cumpre os requisitos legais quanto aos critérios de delimitação das unidades de execução e visa a estruturação e consolidação da área norte da cidade.
A proposta prevê o reparcelamento e a infraestruturação de uma área destinada à edificação. Com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação, permite, por sua vez, “a eliminação de uma área de risco sanitário existente, bem como um novo acesso condigno e fundamental ao Hospital, tanto para ambulâncias como para o trânsito em geral, com a mais valia de um parque de estacionamento público na proximidade”. Com a criação de uma rotunda na Avenida 9 de Julho (EN206), “reduz-se o risco de acidentes naquela via, permitindo, simultaneamente, uma nova acessibilidade a Talvai, área em grande desenvolvimento”, segundo se pode ler na proposta.
Esta unidade de execução situa-se na proximidade da intervenção urbanística que está a ser realizada junto à Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, na Estrada Nacional 14, à saída de Famalicão em direção a Braga, onde está a nascer também uma renovada acessibilidade à cidade e uma nova urbanização.
- Famalicãohá 1 semana
Lions de Famalicão assinala Dia Mundial da Diabetes
- Famalicãohá 4 dias
PS promoveu magustos que mobilizaram “centenas de participantes”
- Famalicãohá 21 horas
Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros
- Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira questiona ministra sobre ampliação do Hospital de Famalicão