Siga-nos nas redes

Famalicão

Município, CHMA e CESPU unem-se para prestar cuidados dentários aos mais carenciados

Publicado

em

Os cuidados de saúde oral à população mais carenciada vão ser alargados em Famalicão, através de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e a CESPU.

Esta quinta-feira foi aprovado pelo executivo camarário o acordo de cooperação entre as três entidades, bem como a verba que o Município vai despender com esta medida e que está estimada em cerca de 60 mil euros até 2025, sendo que para este ano é de 17.820 euros.

Em 2018, o Município celebrou um protocolo com a ARS Norte com o objetivo de proporcionar consultas em saúde oral no Centro de Saúde de Delães às pessoas com maior carência económica, contudo, a autarquia sublinha que a resposta à população “é ainda insuficiente”, pelo que decidiu avançar com esta parceria por forma a colmatar essa necessidade.

Na prática, o CHMA vai ceder o espaço no Hospital de Famalicão para a prestação dos cuidados em Medicina Geral Dentária, bem como o pessoal administrativo; a CESPU irá apetrechar esse espaço com os equipamentos necessários e assegurar as consultas e intervenções a preços reduzidos.

À Câmara Municipal cabe a obrigação de pagar o valor respetivo de cada uma das consultas, bem como de sinalizar, através da sua Divisão de Ação Social, os agregados que necessitam deste apoio.

No final da reunião, o presidente Mário Passos, em declarações aos jornalistas, sublinhou que esta medida “é a concretização de um compromisso eleitoral” que assumiu e que esta solução tripartida “foi a forma encontrada para que possamos acudir a esta questão, que é muito importante para a qualidade de vida dos nossos cidadãos, mas que, infelizmente, não encontra resposta suficiente no Serviço Nacional de Saúde e é cara no mercado”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos