Siga-nos nas redes

Famalicão

Mário Passos defende central de atendimento única para o socorro no concelho

Publicado

em

O presidente da Câmara de Famalicão lançou, na última semana, a ideia de criar uma central de atendimento única para o socorro no concelho, assim como um centro de recursos de meios do território.  Mário Passos falava num seminário nacional sobre a organização da estrutura de bombeiros que decorreu, no passado dia 12 de fevereiro, na Casa das Artes de Famalicão.

“São duas ideias que podem contribuir para que as nossas corporações de bombeiros possam gerir melhor os recursos humanos e os meios e, com isso, conseguir maior eficácia e capacidade de resposta a situações de emergência e socorro”, disse o autarca.

Em declarações aos jornalistas, no final da sua intervenção,  Mário Passos sublinhou que “o socorro e prontidão dos bombeiros é inestimável e não tem preço”, mas que deve ser pensada “uma forma de reestruturar e reformar o sistema para melhorar eficácia, eficiência e gestão de recursos”. 

No caso do atendimento, o edil famalicense lembra que atualmente existem três centrais, uma em cada corporação, e com a passagem para uma só haveria, desde logo, “uma eficiência de recursos humanos”.  Por outro lado, no que diz respeito aos meios e aos equipamentos, entende que “o foco não deve estar  em cada uma das corporações e no que cada uma tem, mas sim no que o território tem”.

Estas ideias já têm vindo a ser trabalhadas com os três corpos de bombeiros do concelho. Mário Passos reconhece que o caminho não é fácil, mas acredita na recetividade das corporações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos