Famalicão
Escola Camilo ajuda alunos a desenvolver competências sociais e emocionais
O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco está a dinamizar até á próxima sexta-feira, na Escola Secundária, a semana UBUNTU, que consiste numa formação de educação não formal de desenvolvimento de competências sociais e emocionais, que
envolve 34 alunos, quatro docentes e dois psicólogas.
O Agrupamento faz parte do Programa Escolas Ubuntu, promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), uma associação cívica sem fins lucrativos, e que é destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Malala Yousafzai ou Martin Luther King.
O método da Academia de Líderes Ubuntu parte da filosofia de origem africana ‘Ubuntu’, traduzida na expressão ‘Eu sou porque tu És’. Inspirada na promoção da ‘Ética do Cuidado’ e na capacitação de ‘Construtores de Pontes’ e de ‘Líderes Servidores’, trabalha cinco pilares essenciais: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.
Esta formação ocorre durante cinco dias intensivos, das 9 às 17 horas, em contexto escolar, e os alunos participantes ficarão dispensados das aulas durante essa semana e estarão sempre acompanhados pela equipa de educadores da escola e pela equipa do IPAV.
- Famalicãohá 4 dias
Central fotovoltaica de Outiz ganha forma e causa indignação
- Famalicãohá 4 dias
Famalicão doou mais de 19 toneladas de bens para o Banco Alimentar
- Sociedadehá 1 semana
Famalicão entrega diplomas a 211 adultos que concluíram o processo de RVCC
- Culturahá 4 dias
Cineclube exibe “Megalopolis” na Casa das Artes de Famalicão