Famalicão
Famalicão formaliza Rede de Academias Seniores

O Município de Famalicão formalizou, esta quinta-feira, 13 de fevereiro, a adesão de 15 academias à Rede de Academias Seniores de Famalicão, uma estrutura que tem como objetivo atuar de forma descentralizada nas diversas comunidades de freguesia do concelho, na promoção de atividades e programas promotores de envelhecimento ativo, sustentável e saudável.
Através da constituição desta rede, pretende-se fomentar o trabalho de envolvimento dos parceiros estratégicos das comunidades e valorizar o acesso da população sénior a atividades regulares e de proximidade, criando sinergias e ganhando escala.
“Há uma espinha dorsal de atividades que nós vamos desenvolver, e trabalhar em rede é sempre mais fácil porque há partilha, há sinergias e eficiência de gestão”, apontou o presidente da Câmara, Mário Passos, no decorrer da cerimónia.
O autarca deu como exemplo a gestão e partilha de meios e recursos ao nível da formação, de professores para atividades e de iniciativas que possam ser feitas em conjunto.
O projeto das Academias Seniores tem sido implementado ao longo dos últimos três anos, e são já 15 as instituições que estão formalizadas e com trabalho ativo no terreno, concretamente em Bente, Brufe, Carreira, Delães, Famalicão, Gavião, Gondifelos, Joane, Nine, Oliveira Santa Maria, Pedome, Requião, Riba de Ave e Seide, a que se junta a Tusefa.
“O desafio que lançamos é que estas Academias sejam influência para outras que se venham a criar e que no terreno façam este trabalho ativo de promover atividades, partilhar experiências e meios” acrescentou o Mário Passos.

- Famalicãohá 1 semana
15ª Caminhada Concelhia percorre caminhos de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos
- Famalicãohá 1 dia
PS apresenta candidatos às juntas e promete duplicar verbas para as freguesias
- Famalicãohá 1 semana
Fradelos quer requalificar adro da igreja e ampliar a Casa da Cultura
- Famalicãohá 1 dia
Legislativas: famalicense Sofia Fernandes é terceira na lista da AD por Braga