Siga-nos nas redes

Famalicão

Projeto Eurobairro apoia 280 crianças e jovens dos bairros sociais

Publicado

em

A instituição Pasec vai avançar, pelo nono ano consecutivo, com o projeto Eurobairro em Famalicão, destinado a crianças e jovens de bairros sociais do concelho. O  projeto viu novamente aprovada a candidatura ao programa “Escolhas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude, e vai avançar no terreno até 2026, com um apoio financeiro de 230 mil euros.

Promover o sucesso escolar entre crianças e jovens oriundos de bairros sociais e territórios de risco é o principal objetivo do Eurobairro que exerce a sua ação nas urbanizações das Lameiras e das Bétulas, no Bairro da Cal e no acampamento de Meães.

Atualmente, o projeto conta com 280 participantes, dos quais 150 são de etnia cigana. Há ainda 60 participantes – crianças com maiores índices de exclusão, muitas delas referenciadas pela Comissão de Proteção Crianças e Jovens – que são acompanhados mais de perto pelos técnicos do projeto, nomeadamente no apoio ao estudo e no contato com as novas tecnologias digitais. 

“O técnico vai aos bairros, porta a porta, tentar saber se alguma criança precisa de ajuda, por exemplo, no apoio ao nível dos trabalhos de casa ou mesmo para realizar trabalhos em computador, sendo que nós disponibilizamos os equipamentos”, explica Raquel Silva, coordenadora do Eurobairro.

Além disso, pretende-se igualmente desenvolver as capacidades sociais e artísticas dessas crianças e jovens, através da promoção de diversas atividades, como o desporto de rua, jogos lúdicos, dança e teatro. 

Raquel Silva fala em “número crescente” de participantes, embora ressalve que a principal dificuldade está na vertente escolar. “A nossa maior dificuldade e o nosso maior combate é sensibilizar as famílias para a importância da assiduidade escolar e a para a importância da escola para a progressão dos seus filhos no futuro”. 

Mesmo assim, o balanço é francamente positivo, já que dos 60 participantes diretos, que todos ao anos são selecionados, cerca de dois terços conseguiram progredir e prolongar o seu período na escola. 

Outro dos focos do projeto é criar uma “rede de mentores de paz”, ou seja, jovens que sejam um bom exemplo para os mais novos e que possam ser líderes nas suas comunidades. Elisabete Monteiro é uma dessas jovens. Tem 18 anos, vive no acampamento de Meães e frequenta o 12º ano de escolaridade. Entrou para o projeto Eurobairro quando tinha oito anos e, logo aí, percebeu o quanto iria mudar a sua vida. “Fez-me ter uma infância mais feliz, até porque onde eu moro não tem muitas condições para brincar, e o projeto proporcionou-nos atividades, que no nosso bairro não podíamos ter”, conta.

Elisabete diz ainda que o Eurobairro a fez, enquanto crescia, “pensar e agir de forma diferente”. “Abriu a minha mente para os estudos e fez-me acreditar que podemos conquistar os nossos sonhos”, confidencia a jovem, que quer ser advogada, e que hoje ajuda outras crianças e jovens no bairro onde vive.  

Na apresentação pública de nova edição do projeto, que decorreu na passada segunda-feira, esteve o presidente da Câmara de Famalicão que salientou a importância destas ações para tornar Famalicão um território mais inclusivo, “onde exista igualdade de oportunidades para todos e todas, nomeadamente, naquilo que é imprescindível: o sucesso escolar”. 

Sara Gomes, presidente da Pasec, acredita que o projeto tem feito a diferença e, por isso, vê a candidatura aos fundos estatais aprovada de ano para ano. “As pessoas que avaliam o projeto acreditam em nós e percebem que o trabalho que temos feito é uma mais-valia para a comunidade”. afirma.

Refira-se que, além da Pasec, o Eurobairro integra o Município de Famalicão, a Associação de Moradores das Lameiras, a CPCJ e os  Agrupamentos de Escolas Camilo Castelo Branco, D, Maria II e  D. Sancho I. É o maior projeto do território de Famalicão de resposta pedagógica e social às crianças e jovens oriundos de bairros sociais. É, inclusive, o único projeto social que intervém em territórios como a comunidade de Meães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos