Siga-nos nas redes

Famalicão

Bandeira da Ucrânia hasteada nos Paços do Concelho para assinalar um ano de guerra

Publicado

em

O Município de Famalicão está a assinalar nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, o primeiro ano da guerra na Ucrânia, com o hastear simbólico da bandeira ucraniana no edifício dos Paços do Concelho.

No dia 24 de fevereiro de 2022, o mundo acordou com a notícia da invasão militar russa no leste da Ucrânia. Desde então, o município famalicense já acolheu perto de duas centenas de cidadãos ucranianos. São maioritariamente mulheres com um ou dois filhos e representam já uma das maiores comunidades estrangeiras no concelho.

Em comunicado, a autarquia faz um balanço da integração desses refugiados. Dos 197 cidadãos ucranianos que chegaram a Famalicão, 29 decidiram regressar à Ucrânia e à Polónia, 35 deslocaram-se para outros municípios e países e 133 decidiram permanecer no concelho famalicense.

A inserção profissional continua a ser uma prioridade – 32 cidadãos ucranianos já retomaram a atividade laboral – assim como as respostas ao nível do ensino para os mais novos – 28 crianças já regressaram às aulas e 17 foram inseridas em creches e instituições pré-primárias do concelho.

A aprendizagem e o reforço da língua portuguesa é também outra das preocupações ao nível do acolhimento e integração desta comunidade. A este nível a autarquia, através do Centro Qualifica de Famalicão, e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, têm já proporcionado aulas de Português Língua de Acolhimento.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Famalicão tem disponível uma linha direta de apoio à comunidade ucraniana residente no concelho e aos ucranianos que cheguem a Famalicão por força do conflito militar, criando condições para lhes fazer chegar as medidas de apoio lançadas pelo município ao nível da solidariedade, acolhimento e integração.

A linha de apoio direta tem os números de telefone 932 018 305, 911 758 036 e 911 733 495 e o email ucrania@famalicao.pt.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos