Famalicão
Lancheira inovadora do Agrupamento de Escolas de Ribeirão vence concurso nacional
O projeto de criação da lancheira escolar “Pick Me, Your sustainable choice” do Agrupamento de Escolas de Ribeirão (AER) acaba de vencer a 4. edição do Concurso Escola Amiga da Criança, tendo arrecadado o 1º prémio a nível nacional.
No último ano letivo, uma das turmas do 7º ano do AER lançou-se no desafio de criar uma lancheira, que fosse prática e capaz de servir as suas necessidades e de ter em si espaços para diferentes alimentos. Ao mesmo tempo, que a sua produção fosse no sentido de intervir ativamente no combate ao desperdício, alimentar e de resíduos plásticos, e na promoção da saúde através da alimentação saudável em contexto escolar. Foi assim que nasceu a Lancheira escolar “Pick Me, Your sustainable choice”.
Para a execução do projeto a escola recorreu à parceria entre o Agrupamento e a Escola Profissional Forave, com parceria do Famalicão MADE IN, e a envolvência de diversos agentes económicos como a Continental, Resinorte, Injex e de múltiplas empresas do setor alimentar de Famalicão, nomeadamente a Vieira, Lourofood, Meia Dúzia e Quinta das Pirâmides.
O projeto envolveu ainda nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto que monitorizaram, ao longo do ano letivo, os lanches escolares dos alunos, procurando potenciar de forma sustentada a mudança de hábitos alimentares, construindo-se um pequeno guia para os lanches escolares com os produtos alimentares saudáveis produzidos em Famalicão.
O Agrupamento de escolas já patenteou a lancheira e está a analisar a sua produção em escala, junto dos parceiros do projeto. “Conseguimos aqui uma dinâmica muito interessantes com instituições e empresas do concelho, que os alunos visitaram e que os motivou para o projeto. O prémio arrecadado é motivo de orgulho, mas também um bom exemplo de como com envolvimento da comunidade construímos projetos de valor e com reconhecimento” refere a diretora do Agrupamento de Escolas, Elsa Carneiro.
Os professores dinamizadores do projeto salientam a sua importância quer para o desenvolvimento de aprendizagens e competências com impacto na sustentabilidade, na identidade, no conhecimento, na inovação e na criatividade, quer para estimular e fortalecer o sentido de identidade e pertença territorial.
Refira-se que o trabalho resultou da convergência entre a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
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