Siga o OP nas redes

Famalicão

Grupo de cidadãos lança petição para exigir alternativa à Ponte da Lagoncinha

Publicado

em

Um grupo de cidadão lançou online, no site “petição Pública” uma petição que pede a construção de uma nova ponte sobre o Ave, alternativa à ponte românica da Lagoncinha, em Lousado.

Na petição, criada por Afonso João Silva é recordado que a Ponte da Lagoncinha é um monumento nacional da era do românico que atravessa o rio Ave numa extensão de 120 metros. Localizada na fronteira entre Famalicão, Trofa e Santo Tirso “é cruzada diariamente por uma enorme quantidade de automóveis de que advêm vários problemas”.

Os autores da petição falam em falta de segurança para quem atravessa a ponte a pé e degradação constante do piso numa estrutura histórica que foi concebida séculos antes da existência de veículos motorizados.

Diz em ainda que, tratando-se de uma via de um só sentido regulada por um semáforo, a circulação na ponte “é bastante lenta gerando enormes filas de trânsito nas ruas envolventes”.

A petição recorda ainda que, em agosto de 2018, o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, visitou o local, juntamente com o presidente da Junta de Freguesia de Lousado, Jorge Ferreira, salientando a necessidade da adaptação da ponte para uso exclusivamente pedonal. “Contudo, até à data, este processo continua por avançar, encontrando-se o projeto também dependente da Agência Portuguesa do Ambiente e das Infraestruturas de Portugal”, explicam.
Deste modo, os cidadãos subscritores da petição apelam à urgência do início deste processo, exigindo à Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Agência Portuguesa do Ambiente e Infraestruturas de Portugal, a  proibição do trânsito automóvel na ponte, permitindo apenas o atravessamento a peões e ciclistas, e a construção de uma nova ponte sobre o rio, “que ligue convenientemente os concelhos de Santo Tirso e Famalicão, garantindo uma alternativa válida à ponte atual”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

FAMA TV

FAMA RÁDIO

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

OP NAS REDES