Siga-nos nas redes

Famalicão

Autarquia proporciona atividade desportiva a mais de 200 famalicenses com deficiência

Publicado

em

Mais de 200 cidadãos famalicenses portadores de deficiência estão a usufruir do programa “Mais e Melhores Anos” no âmbito do Desporto Adaptado. No último ano letivo, 2021/2022, a Câmara Municipal investiu perto de 350 mil euros nesta vertente do programa, investimento este que se vai manter em 2022/2023, anunciou a autarquia em nota à imprensa.

Promovido desde 2012 pelo Pelouro do Desporto, encontram-se atualmente a beneficiar deste programa municipal 218 cidadãos oriundos de instituições, escolas e da comunidade, sendo que 201 são portadores de deficiência a nível intelectual e 17 a nível motor.

Semanalmente, são lecionadas, no âmbito do “Mais e Melhores Anos”, mais de 90 aulas em áreas como adaptação ao meio aquático, natação, atletismo, badminton, boccia e ténis, bem como diversas atividades complementares desportivas e socioculturais, orientadas por técnicos municipais com formação específica na área da educação física e desporto, juntamente com dois atletas com deficiência.

Entretanto, depois de três anos de paragem devido à pandemia, os campeonatos municipais de desporto adaptado regressaram no passado dia 23 de fevereiro, com um Torneio de Boccia no Complexo Desportivo de Vale S. Cosme. Para além desta prova desportiva, no 1º semestre deste ano está prevista a realização de mais seis iniciativas municipais ligadas ao boccia, futebol, natação, badminton e ténis, e seis de âmbito nacional, que incluem provas ligadas ao goalball e showdown, assim como boccia erasmus e boccia desporto escolar.

“Queremos que estes cidadãos se sintam incluídos e envolvidos na sociedade, e isso apenas é possível através de programas como o Mais e Melhores Anos, que já é uma referência a nível nacional”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, citado na referida nota de imprensa.

Também o vereador do Desporto, Pedro Oliveira, que testemunha que “Famalicão é cada vez mais requisitado para acolher provas nacionais de desporto adaptado”,acrescentando que este interesse deve-se ao facto de a autarquia apostar continuamente em“medidas e programas que permitem o aumento da qualidade de vida dos cidadãos portadores de deficiência e dos índices de aptidão física”.

Recorde-se que o programa municipal “Mais e Melhores Anos”, para além do Desporto Adaptado, também abrange o Desporto Sénior e o Desporto de Reabilitação. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos