Famalicão
Famalicense Jorge Paulo Oliveira integrou Delegação Parlamentar a Estocolmo
O deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira integrou a delegação da Assembleia da República à Conferência Interparlamentar sobre a Política Externa e de Segurança Comum e a Política Comum de Segurança e Defesa, que se realizou em Estocolmo, nos dias 2 e 3 de março.
Inserida na dimensão parlamentar da presidência da Suécia do Conselho da União Europeia, esta Conferência Interparlamentar, que ocorre regularmente, reúne membros dos Parlamentos nacionais e do Parlamento Europeu, para debaterem o progresso e os desafios das políticas comuns da União Europeia em matéria de Negócios Estrangeiros, Segurança e Defesa.
A agressão russa contra a Ucrânia e o apoio em várias frentes a este país, pela União Europeia, foram os temas centrais do debate.
Jorge Paulo Oliveira, coordenador dos Deputados do PSD na Comissão da Defesa Nacional, defendeu que a “Bússola Estratégica” – documento central da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia – representou um passo importante no fortalecimento da postura europeia em termos de defesa, mas que muito provavelmente tem de ser revisto, uma vez que a sua aprovação ocorreu poucos dias depois da invasão da Rússia à Ucrânia, o que significa que o seu processo de elaboração ocorreu numa altura em que simplesmente não se antecipava um cenário de guerra convencional na europa.
O deputado de Famalicão frisou, igualmente, que o problema da segurança europeia não é apenas um problema de capacidades militares cujo aumento exige um significativo reforço dos investimentos, os quais, por seu turno, não são fáceis de explicar à opinião pública, a qual tem direito a essa explicação.
Jorge Paulo Oliveira interveio no debate sobre os desafios e oportunidades da “Bússola Estratégica da UE para a Segurança e Defesa”, que teve como principais oradores, Pal Jonson, ministro da Defesa da Suécia; Nathalie Loiseau, presidente da Subcomissão de Segurança e Defesa do Parlamento Europeu. e a vice-almirante Ewa Skoog Haslum, chefe da Marinha Real sueca. A Delegação Portuguesa foi chefiada por António Lacerda Sales, deputado Socialista e ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
- Famalicãohá 6 dias
Edifício das Lameiras vai integrar exposição nacional
- Culturahá 6 dias
Cineclube exibe “No interior do Casulo Amarelo” na Casa das Artes de Famalicão
- Famalicãohá 5 dias
“Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX” é tema de conferência em Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
Centro da cidade recebe Mercado Desportivo este fim de semana