Famalicão
Alunos da D. Maria II na Suécia para debater questões energéticas
Um grupo de alunos do 9º ano da Escola D. Maria II, acompanhados pelas professoras Elisa Saraiva e Manuela Ventura, foram à cidade de Krokom na Suécia, para falar de questões energéticas.
Tratou-se de uma mobilidade, no âmbito de um projeto Erasmus+ em que a 𝔼𝕤𝕔𝕠𝕝𝕒 𝔻. 𝕄𝕒𝕣𝕚𝕒 𝕀𝕀, com congéneres de França, Finlândia e Suécia, focalizou-se nas questões energéticas, relativas a cada um dos países membros, numa perspetiva de implementação de práticas de sustentabilidade ambiental, nomeadamente na diminuição da pegada carbónica e na utilização de energias verdes.
O programa começou pela visita à escola sueca, anfitriã desta mobilidade, que está localizada na Jämtland, região central da Suécia, nas margens do quinto maior lago sueco. Durante a semana, os alunos das várias nacionalidades participaram no quotidiano da escola, experienciando conhecimento e a compreensão de outras culturas, melhorando as suas competências linguísticas e reforçando a tolerância e o sentimento de pertença europeia.
Das atividades desenvolvidas, a escola famalicense destaca as palestras temáticas na Universidade de Ostersund, onde houve oportunidade de contactar com projetos energéticos de tecnologias de ponta. No museu local possibilitou-se um contacto com os hábitos e modos de viver dos povos autóctones desta região quase polar, assim como de reconstituição histórica de uma aldeia sueca do século XIX.
Os alunos participaram ainda em aulas de skye foram entrevistados numa rádio Local, depois de terem apresentado aos seus pares as pesquisas feitas no campo das fontes de energia e produção de eletricidade em Portugal.
- Culturahá 11 horas
Prémio Literário Camilo Castelo Branco com candidaturas abertas
- Famalicãohá 1 semana
Freguesia de Brufe exibe árvore de Natal única feita em croché
- Famalicãohá 1 semana
Parlamento aprova desagregação de quatro uniões de freguesias em Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Eduardo Oliveira apresenta candidatura à Câmara com presença de Pedro Nuno Santos