Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Presidente da Câmara homenageia mulheres famalicenses

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão começou esta quarta-feira, 8 de março, com uma homenagem a todas as mulheres do concelho.

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, Mário Passos presenteou com uma flor as mais de mil funcionárias do município, num gesto que simboliza o reconhecimento da autarquia à força das mulheres famalicenses e à importância que têm na vida da comunidade e no crescimento e desenvolvimento do concelho.

Tal como é sublinhado em nota enviada à redação, o autarca fala numa “flor que traz alegria e delicadeza (…) precisamente como as mulheres do município que juntam à inteligência, à competência, ao espírito de sacrifício e de missão, uma sensibilidade que preenche”.

Na companhia da vereadora da Igualdade, Sofia Fernandes, e da funcionária mais nova e mais antiga da autarquia, Ana Sofia Fernandes e Fátima Cardoso, Mário Passos deixou uma mensagem de agradecimento a todas as mulheres famalicenses pela sua entrega e disponibilidade, reafirmando o seu “maior respeito pela condição feminina”.

Recorde-se que a data vai também ser assinalada esta noite, a partir das 20h30, com uma “Conversa de Saltos Altos” que vai trazer para o debate o papel da mulher na sociedade e na política.

A iniciativa, que contará com a participação da vereadora da Igualdade do município, Sofia Fernandes, vai decorrer no auditório da Casa do Território, às 20h30, e vai juntar à conversa as quatro mulheres que no concelho assumem a liderança de uma Junta de Freguesia – Estela Veloso (UF Calendário e Famalicão), Judite Costa (Vilarinho das Cambas), Cláudia Araújo (Riba de Ave) e Liliana Ribeiro (UF Carreira e Bente).

A conversa é aberta à comunidade e será moderada pela docente da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Raquel Azevedo.

Recorde-se que o Dia Internacional da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, além de igualdade política e económica. Em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos