Famalicão
JSD contra encerramento da unidade de saúde de S. Cosme
A Juventude Social Democrata (JSD) de Vale S. Cosme, Telhado e Portela mostra-se contra o fecho da Unidade de Saúde Familiar de S. Cosme, denuncia a falta de condições e sugere uma restruturação nos serviços do edifício para que fique mais útil e acessível à população com menos mobilidade.
Na passada sexta feira, aquele núcleo da JSD reuniu com o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), Ivo Sá Machado, onde estiveram presentes o presidente do núcleo, Luís Barroso e as coordenadoras do Departamento de Saúde, Ana Solange e Ana Catarina Guimarães.
Segundo a JSD, nesta reunião foi possível apurar que o chamado “Posto Médico de S. Cosme”, terá os dias contados, embora não se preveja com exatidão quando será o seu término. “A JSD mostrou a sua posição e argumentou na falta que esta Unidade de Saúde Familiar fará para toda a população envolvente a esta localidade”.
Luís Barroso refere que “o governo não pode pensar em centralizar os serviços e esquecer os mais idosos”. “Não me venham dizer que a USF de Vale S. Cosme tem poucos utentes porque isso não é verdade. Criem condições em S. Cosme e os utentes voltam, porque as contas fazem-se com o número de utentes que se viu forçado a trocar de USF, porque S. Cosme não oferecia qualidade, entre outros motivos”, argumenta.
O Núcleo da JSD adianta que apelou a Ivo Sá Machado “pelo bom senso e sensibilidade de também ele lutar para manter ativa a USF”, ao que o diretor do ACES “não fez nenhuma promessa, mas garanti que após as obras que estão para acontecer na USF Antonina (Requião), há uma enorme probabilidade dos utentes de S. Cosme, serem transferidos para Requião”, conta a jota social-democrata.
O dirigente deixou ainda a promessa que, caso isso aconteça, “vai garantir que haja alguma solução viável ao nível de transportes e diz que contará com a Câmara Municipal para auxiliar neste assunto”.
O Núcleo da JSD visitou também o centro de vacinação contra a Covid 19 e aproveitou o momento para congratular Ivo Sá Machado pela boa gestão ao nível da organização da vacinação.
- Culturahá 7 dias
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 2 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais
- Famalicãohá 1 semana
PS reaviva ideia de Movimento Cívico pela construção de um novo hospital em Famalicão
- Famalicãohá 6 dias
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão