Siga-nos nas redes

Famalicão

Legislativas: AD também venceu em Famalicão. Jorge Paulo Oliveira eleito para o Parlamento

Publicado

em

O concelho de Famalicão deu a vitória à Aliança Democrática (AD) nas eleições legislativas do passado domingo, com uma margem superior ao resultado nacional, à semelhança, de resto, do que aconteceu no distrito de Braga. O Chega também foi um vencedor no concelho e no distrito, onde quadruplicou a votação.

Em consequência desses resultados, o famalicense Eduardo Oliveira não conseguiu ser eleito para a Assembleia da república. O líder da concelhia do PS de Famalicão era sétimo na lista do partido por Braga, que só conseguiu eleger seis deputados, perdendo três face às legislativas de 2022. 

Já o famalicense Jorge Paulo Oliveira Oliveira vai regressar à Assembleia da República. O social democrata ocupou o quarto lugar da lista da Aliança Democrática (AD); que nestas eleições conseguiu manter oito deputados eleitos pelo distrito. 

O Chega foi o partido que mais cresceu e quadruplicou o número de deputados eleitos: passou de um para quatro. A Iniciativa Liberal (IL)  elegeu um deputado, igualando o resultado de 2022. Bloco de Esquerda (BE) e CDU falharam o objetivo de ter representação por Braga no Parlamento. 

Analisando os números da votação, no concelho de Famalicão a AD venceu com 33.79% dos votos. O PS foi a segunda força partidária mais votada com 29.84%. O Chega conseguiu 16.38% dos votos. Segue-se a IL com 5,35%, o BE com 3,53%, e o Livre com 1,99%. Surpreendentemente, o AND (1,62%) conseguiu ficar à frente da CDU (1,5%) e do PAN (1,56%)

Referência ainda para a abstenção que, também em Famalicão, desceu significativamente: 73,87% dos eleitores famalicenses foram às urnas no passado domingo, em recorde em termos de participação.

Nas freguesias, a AD venceu em 20 freguesias do concelho, enquanto o PS venceu em 14.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos