Siga-nos nas redes

Famalicão

Engenho avança com unidade móvel de apoio aos idosos confinados

Publicado

em

A Engenho- Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este acaba de colocar no terreno uma unidade móvel de apoio geriátrico que se desloca à casa dos idosos que estão confinados, em situação de mobilidade reduzida, vulnerabilidade social e de saúde, residentes nas freguesias da sua área de influência.

Esta iniciativa resulta do projeto “Mais Perto de Quem Mais Precisa”, premiado pelo BPI / Fundação “la Caixa”, Seniores/2020.

Nesta fase inicial, a equipa da unidade móvel está a desenvolver, pelo menos uma vez por semana, sessões individuais de estimulação psicomotora na casa dos utentes da Engenho que beneficiam do Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia domiciliado.

“Cumprindo com as normas da DGS, as pessoas idosas beneficiárias usufruem de momentos de partilha, de estímulo e de convívio, que lhes proporciona conforto, carinho e bem-estar”, informa a instituição, em nota á imprensa.

“Que bom, hoje já não estou só e que bem que isto me faz, tem sido a frase mais ouvida pela equipa que todos os dias visita os idosos, numa altura em que o isolamento social tem sido mais severo pelo confinamento imposto pela pandemia que enfrentamos”, afirma Manuel Augusto de Araújo, presidente da direção da Engenho.

Este responsável garante ainda que a instituição tenciona alargar gradualmente este serviço a mais idosos, na perspetiva de que serviços desta natureza possam ser uma resposta eficiente e evoluir até, num futuro próximo, para novas formas na prestação de possíveis cuidados de saúde primários de proximidade, em contexto familiar, com vantagens acrescidas para quem mais precisa, nomeadamente em territórios de baixa densidade e de periferia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos