Famalicão
Famalicão em Transição promove visita guiada ao Alto das Eiras

A Associação Famalicão em Transição (AFT) promove, no próximo domingo, 16 de março, uma nova edição das “Conversas TeT – Território em Transição”, desta vez com uma visita guiada ao Alto das Eiras, um dos mais relevantes patrimónios arqueológicos do concelho de Famalicão.
A visita decorrerá entre as 9h15 e as 13h00, terá como ponto de encontro a antiga Capela de Nossa Senhora da Carreira, em Joane, e será acompanhada pela arqueóloga Felisbela Leite. A participação é livre, sendo que o percurso tem cerca de sete quilómetros, maioritariamente em caminho florestal.
Em comunicado, a AFT explica que a iniciativa visa “dar a conhecer a riqueza cultural, histórica e ecológica deste notável conjunto arqueológico, que se estende por uma vasta área do concelho, delimitada por duas linhas de água que convergem para o Rio Ave”.
O Conjunto Arqueológico das Eiras é um testemunho único da ocupação humana nesta região, desde os finais do Neolítico até à Idade Média. Entre os seus elementos mais destacados, contam-se o Castro das Eiras, um dos maiores povoados da Idade do Ferro do Norte de Portugal, com um balneário decorado com pedras graníticas; o Castro de Vermoim, que inclui vestígios defensivos medievais do antigo castelo local, e a Necrópole de Vermoim, composta por quatro mamoas.
A visita servirá também para conversar sobre a proposta feita pela Associação Famalicão em Transição para a criação de uma Área Florestal Municipal Protegida naquela zona.

- Sociedadehá 4 dias
Estado ainda não reconhece meio como instrumento essencial de proteção civil
- Famalicãohá 4 dias
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à Câmara de Famalicão
- Famalicãohá 4 dias
INAC já garantiu novo espaço para o seu trabalho artístico e de formação
- Famalicãohá 3 dias
Famalicão debate 40 anos de adesão à UE no Dia da Europa