Siga-nos nas redes

Famalicão

PS acusa Câmara de Famalicão de desperdiçar 10 milhões de euros com perdas de água

Publicado

em

O Partido Socialista (PS) de Famalicão analisou o último relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos ERSAR) e concluiu que Famalicão está entre os 25 piores concelhos do país no que diz respeito a perdas de água da rede pública. 

Os socialistas fizeram as contas e, em comunicado, referem que a Câmara Municipal desperdiçou cerca de 10 milhões de euros em perdas de água nos últimos cinco anos, sendo que só no ano de 2022 foram cerca de 2,3 milhões de euros.

“Em 2023, assistimos a uma campanha do Município para a sensibilização da poupança de água. Mais uma vez, palavras em vez de atos”, refere a Concelhia liderada por Eduardo OLiveira, que questiona: “como é possível um presidente de Câmara tentar transparecer um bom exemplo com mensagens de bonitas de sensibilização, quando na verdade não tem competência para resolver o problema de perdas de água, estamos a falar de quase 50 % da água que não é faturada, porque é perdida”.

Socorrendo-se do Relatório de Avaliação dos Serviços de Águas e Resíduos de Portugal de 2023, publicado dá duas semanas pela ERSAR, o PS comparou o concelho de Famalicão com concelhos vizinhos, concluindo que “temos perdas de água em Santo Tirso/Trofa de 8.8%; Vila do Conde de 9.3%; Barcelos de  11,4%; Braga de 17,9% e Famalicão de 47,3%.

A situação é ainda mais grave, segundo os socialistas, porque o Município está “a cobrar ainda mais aos famalicenses pela tarifa de água”. Nesse sentido, sugere à autarquia que tenha como prioridade “uma intervenção urgente, para a diminuição de perdas de água, fazendo um levantamento criterioso e fundamentado, intervindo de imediato nas zonas mais críticas de perdas de água no concelho”.

“Lamentamos que, aos olhos deste município, o investimento na resolução das perdas de água não tenha o impacto eleitoral pretendido, visto que é uma intervenção  que fica debaixo de terra, tal como o saneamento, estando mais preocupados em gastar uns bons milhões em fogo e festa”, finaliza a Concelhia socialista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos