Famalicão
Antas e Abade Vermoim abre Loja Social para apoiar famílias carenciadas

Foi inaugurada, no passado sábado, 22 de março, a Loja Social da União de Freguesias de Antas e Abade Vermoim, um espaço gerido pela Conferência Vicentina que visa fornecer alimentos, roupas, calçado e outros bens a pessoas necessitadas daquela comunidade.
A Loja Social localiza-se na antiga sede da junta de Abade Vermoim, num espaço que foi reabilitado pela Junta de Freguesia, num investimento de cerca de 10 mil euros, que, mediante protocolo, passou para a gestão da Conferência Vicentina de S. Tiago de Antas, que atualmente apoia cerca de 50 famílias com carência económica.
“Tínhamos necessidade de ter um espaço físico para realizarmos todas as nossas operações, seja na distribuição de alimentos, seja de roupa”, contou ao OPINIÃO PÚBLICA Nuno Pacheco, presidente Conferência Vicentina Antas, instituição que conta já com 74 anos de existência.
O responsável acrescenta que a loja está aberta a todas as pessoas da área geográfica das duas localidades que necessitem de ajuda, sendo que o objetivo dos Vicentinos é que as pessoas “não fiquem eternamente dependentes desse apoio, mas que venham a ser autossuficientes”. Nesse sentido, a instituição pretende avançar, em breve, com ações de formação em áreas como a literacia financeira ou a economia doméstica.
O autarca de Antas e Abade Vermoim, Manuel Alves, reconhece que as necessidades sociais têm vindo a aumentar na União de Freguesia, sobretudo a partir da pandemia da Covid 19. Nesse sentido, manifestou-se satisfeito com o protocolo agora assinado com a Conferência Vicentina, “que tem conhecimento da realidade no terreno e que acompanha os necessitados”.
Na cerimónia esteve também o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, para quem estes espaços são um “verdadeiro exemplo de comunidade”. “É preocupar-nos uns com os outros, estarmos atentos uns aos outros, ajudar-nos uns aos outros, promovermos dinâmicas para que a nossa qualidade de vida seja incrementada… isto é que é ser comunidade e está aqui bem presente”, salientou.
Todos os meses a Conferência Vicentina de Antas já distribui 1500 quilos de alimentos e cerca de 600 litros de leite a famílias com necessidades económicas. Anualmente, também distribui entre duas a três toneladas de roupa.

- Famalicãohá 4 dias
Pacheco Pereira vem a Joane participar em conferência sobre lutas operárias
- Famalicãohá 4 dias
PS apresenta candidatos às juntas e promete duplicar verbas para as freguesias
- Famalicãohá 4 dias
Legislativas: famalicense Sofia Fernandes é terceira na lista da AD por Braga
- Famalicãohá 3 dias
Mobiave arranca a 1 de abril com autocarros das 5 horas da manhã à meia-noite e mais baratos