Siga-nos nas redes

Famalicão

Antigas instalações do Centro Social das Lameiras ganham vida em 2025

Publicado

em

Cinco novos espaços integrados no edifício das Lameiras e um plano de requalificação do Centro Social são algumas das principais novidades que a Associação de Moradores das Lameiras (AML) apresentou na sua última Assembleia Geral. A reunião de associados, que teve lugar na passada segunda-feira, dia 31 de março, destinou-se à apresentação das Contas e Relatório de Atividades para 2025. 

Seguindo o compromisso de “investir no bem-estar e no desenvolvimento da comunidade” a Direção daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) anunciou, para 2025, a criação de uma cozinha terapêutica e de uma cozinha Montessori (método de desenvolvimento educacional) que visam promover a autonomia e o desenvolvimento de competências dos seus utentes.

Por outro lado, a Direção da AML conta também criar, neste ano, uma nova lavandaria e um espaço de costura para o desenvolvimento de atividades práticas destinadas, nomeadamente, aos utentes mais idosos. 

Sem esquecer os jovens e crianças que frequentam aquela IPSS famalicense, este ano trará também consigo um “mercadinho lúdico”, que servirá como espaço de aprendizagem dos mais novos. Também a leitura e a cultura não foram esquecidas, estando projetadas, para este ano, uma biblioteca e uma sala de apoio educativo individualizado.
Refira-se que estes novos espaços irão nascer nas antigas instalações do Centro Social, outrora desocupadas com a construção do novo equipamento social, este inaugurado em 2006. Aliás, também as instalações deste equipamento serão alvo de obras de requalificação em 2025. 

No final da Assembleia Geral, Jorge Faria deixou palavras de gratidão aos dirigentes e colaboradores referindo que “o programa de ação de 2024, foi amplamente cumprido, tendo sido realizadas as atividades planeadas” revelando ainda que “foram também executadas atividades não previstas que consideramos essenciais para a otimização contínua das práticas institucionais, tendo em vista elevar a qualidade de vida dos intervenientes, consolidando um ambiente institucional mais dinâmico, inclusivo e orientado para o bem-estar coletivo”. 

Refira-se ainda que a AML apresentou um ativo total de 5.879.544,74€ e despesas de 2.267.724,07€, revelando uma “saúde financeira sólida”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos