Siga-nos nas redes

Famalicão

APPACDM de Famalicão reabriu hoje mas pais continuam preocupados

Publicado

em

Foi um fim de semana de Páscoa de sobressalto na Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga, que afetou também Famalicão. A instituição estava sem dinheiro para pagar os salários de março porque as suas contas foram penhoradas pela Segurança Social e, em face disso, Bruno Silva, presidente da APPACDM de Braga, anunciou, na quinta-feira da semana passada, véspera de feriado, que iam encerrar, por tempo indeterminado, os Centros de Atividades e Capacitação para Inclusão (CACI) em Braga, Famalicão, Esposende e Vila Verde.

O encerramento aconteceu, de facto, mas foi só por um dia – esta terça-feira, dia em que a Direção da APPACDM de Braga reuniu com o centro distrital de Braga da Segurança Social, no sentido de encontrar um acordo. Ao que o OPINIÃO PÚBLICA conseguiu apurar junto de pais dos utentes que frequentam o CACI de Famalicão foi-lhes comunicado que a instituição iria reabrir no dia seguinte, ou seja, hoje, quarta-feira. 

Contudo, os pais contactados pelo OP não deixaram de manifestar desagrado e apreensão por toda a situação. 

Clara Sampaio, mãe de um dos utentes do CACI de Famalicão, diz que os familiares dos utentes foram surpreendidos com a notícia do fecho, que foi dada “de um dia para o outro e sem qualquer explicação”. O mesmo aconteceu com a informação da reabertura. “Apenas nos informaram que o centro voltava a funcionar, a partir de quarta-feira, sem nos darem também qualquer explicação e sem  sabermos se a situação já está estabilizada”, contou. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO

Mais vistos