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Famalicão

Pasec quer capacitar 200 jovens que não trabalham nem estudam

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Nos últimos meses a instituição famalicense Pasec deu início ao projeto “ADN-Ninguém a Menos”, destinado a jovens NEET, ou em risco de se tornarem jovens NEET, isto é, jovens que não trabalham, não estudam nem estão envolvidos em qualquer processo de formação.

Considerado inovador pelo processo pedagógico que empreende, o projeto pretende, através do método de Pedagogia Participativa Simbólica, dar resposta direta a estes jovens, possibilitando-lhes a conclusão do seu percurso académico ou o acesso a uma habilitação própria, seja o nível profissional ou vocacional.

Nesta fase o projeto já chega a 207 jovens, entre os 14 e os 22 anos, alguns completamente fora do sistema de ensino, segundo os projetos resultados, apresentados, no passado sábado, pela Pasec. O “ADN- Ninguém a Menos” pretende ainda formar pelo menos 80 Tutores de Pares e pelo menos 40 docentes/agentes educativos.

Segundo o coordenador do projeto, Abraão Costa, o “atual sistema de ensino baseado no método expositivo e no método experimental simulado, afastado dos contextos reais, está ultrapassado e é incapaz de preparar, integrar e potenciar jovens que apresentam o quadro de exclusão a que damos resposta no projeto”.

Segundo aquele responsável, o “ADN-Ninguém a Menos” pretende demonstrar que é possível, partindo de uma equipa multidisciplinar, articular numa mesma oferta educativa um programa curricular que baseia a sua prática num modelo pedagógico assente nas sinergias entre a Educação Formal e Educação Não Formal, complementada por atividades de mobilidade, projetos de associativismo juvenil e voluntariado e em constante interação com o meio e com a comunidade. 

O projeto está a ser desenvolvido em parceria com o Município de Famalicão e as escolas do concelho e é apoiado pelo Programa Portugal Inovação Social.

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