Siga-nos nas redes

Famalicão

Câmara de Famalicão fecha Contas de 2022 com receita extraordinária de 3,5 milhões de euros

Publicado

em

A Câmara de Famalicão terminou o ano de 2022 com uma receita extraordinária de 3,5 milhões de euros, resultantes, em grande parte, do aumento das receitas provenientes da atividade económica, concretamente da Derrama e do Imposto Municipal sobre Transações (IMT).

O dado foi avançado esta quinta-feira pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, no final da reunião extraordinária do executivo para análise e votação do relatório de Atividades e Contas de 2022.

“Em 2022 tivemos a maior dinâmica económica de sempre, desde logo repercutida no valor das exportações, e obviamente, isso fez-se notar na Derrama e no IMT”, avançou o edil.

Mário Passos explicou que, face a este excedente, foi realizada uma revisão ao orçamento para este ano, em que estes 3,4 milhões foram alocados a algumas rúbricas, desde logo o reforço de 1,2 milhões para investimento nas freguesias.

O mesmo excedente vai ser também aproveitado parar “reforçar em um milhão de euros a rubrica destinada a reparações nas estradas municipais, assim como para adquirir o antigo espaço das Finanças e da Tesouraria para aí instalar os serviços municipais do Ambiente. “O negócio está concluído, falta apenas a formalização”, adiantou Mário Passos. Refira-se que a intenção da autarquia é contruir nas atuais instalações do departamento do Ambiente uma residência universitária, necessitando por isso de transferir o referido departamento.

O edil anunciou ainda que o seu executivo vai reforçar a rubrica da ação social com 400 mil euros, assim como a rubrica com a aquisição de terrenos para alargamento de vias e de parques nas freguesias, com o mesmo valor.

Dos 3,5 milhões de euros, a autarquia vai ainda alocar 370 mil euros para a construção do parque de estacionamento junto ao Hospital de Famalicão, com capacidade para cerca de 100 lugares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

Parceiros

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos