Famalicão
Pasec coloca 2300 jovem a pensar o “território sustentável”

Teve lugar no passado dia 4 abril, na Casa de Delães, em Delães, a final do concurso de ideias internacional “Plano de Combate 2025”, organizado pela Pasec e organizações parceiras. Foi o maior “Plano de Combate” de sempre com 2300 jovens envolvidos e finais em cinco territórios, com destaque para os concelhos de Lousada e Famalicão.
O tema deste ano foi “Por um território sustentável…”, integrado no tema geral do ANIMA 2025 (Encontro Internacional de Animação Sociocultural) “Os caminhos da transição e regeneração…”.
No total, foram apresentadas mais de 130 ideias de projeto, tendo sido apuradas 10 para a final. A ideia vencedora foi o Espaço 24, um novo espaço de juventude aberto 24 horas aos jovens do território e com várias valências que pretendem promover o protagonismo juvenil
A cerimônia da final do concurso contou com a presença do diretor do IPDJ Norte, Vítor Dias, que sublinhou “o crescimento sustentável e impactante da Pasec no contexto nacional”, acrescentando que se trata de uma “uma organização inigualável no contexto do protagonismo juvenil internacional”
Presentes estiveram também os vereadores da Interculturalidade e da Cultura do Município de Famalicão, Sofia Fernandes e Pedro Oliveira, respetivamente, que vincaram o trabalho da PASEC na comunidade, com as famílias e os jovens em maior situação exclusão.
O Plano de Combate 2025 foi apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. Além de concurso de ideias, incluiu também um espetáculo interativo onde os jovens foram os protagonistas de todo o processo de construção, encenação e apresentação. Atuaram as companhias artísticas da Pasec ADN (Teatro), Arena (Dança) e BPM (Música). Em palco estiveram mais de 80 jovens.

- Famalicãohá 2 dias
Famalicão celebra parceria com cidade senegalesa de Touba Toul
- Famalicãohá 1 semana
Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia
- Famalicãohá 1 dia
Construção da rede de água em S. Cosme, Telhado e Portela arranca na próxima semana
- Famalicãohá 1 semana
Casa da Memória Viva inaugura exposição sobre o “Verão Quente de 75”