Famalicão
Famalicão reconhecido como um dos município com melhor índice de transparência

O Município de Famalicão voltou a ser reconhecido como um dos municípios do país com melhores índices de transparência na informação disponibilizada aos munícipes.
Os dados são do Ranking’de Transparência da plataforma “Dyntra” que dá conta que o Município famalicense cumpriu 113 dos 139 critérios de avaliação, um índice de 81,29%, o melhor registo entre os municípios do Distrito de Braga. Famalicão tem também o 9º melhor registo a nível nacional, entre os 308 municípios portugueses.
No índice da informação e atenção ao cidadão, Famalicão cumpre a totalidade dos critérios de avaliação, atingindo ainda os 100% nos índices de transparência económico-financeira, na transparência no ordenamento territorial e na disponibilização de informação open data.
Refira-se que a “Dyntra” é uma organização independente que tem como propósitos medir a informação pública dos governos, autoridades públicas, partidos políticos e representantes. A organização valia 139 parâmetros no plano da transparência municipal, participação e colaboração, cidadania, transparência económico-financeira, contratos, convenções e subvenções e urbanismo e obras públicas.
O Ranking de Transparência das cidades foi apresentado publicamente na semana passada e está disponível para consulta em portugal.dyntra.org.
Entretanto, Famalicão foi também distinguido com a atribuição da Bandeira de Mérito Social, um reconhecimento atribuído pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), que desde 2022 distingue as organizações que promovem o bem-estar e o desenvolvimento social e têm nas suas práticas intervenções que visem menorizar a vulnerabilidade, a pobreza e o estado de necessidade de indivíduos ou comunidades.
Esta distinção reconhece as boas práticas do Município de Famalicão na promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, relevando o papel da Rede de Academias Seniores de Famalicão.

- Famalicãohá 5 dias
Alunos da Camilo realizam estágios na Sérvia
- Famalicãohá 5 dias
Pasec coloca 2300 jovem a pensar o “território sustentável”
- Famalicãohá 5 dias
Escola D Sancho I recebeu alunos e professores de Espanha, Itália e Chipre
- Famalicãohá 4 dias
Centro de Saúde de Famalicão muda para instalações provisórias a partir desta semana