Siga-nos nas redes

Famalicão

Viana do Castelo junta-se a Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos e adere ao Quadrilátero Urbano

Publicado

em

A cidade de Viana do Castelo aderiu à Associação de Municípios do Quadrilátero Urbano, juntando-se assim a Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos. A adesão foi formalizada na passada segunda-feira, marcando o início de uma nova fase de colaboração intermunicipal na região noroeste de Portugal.

A assinatura do protocolo de adesão decorreu na CIM Cávado, com a presença dos presidentes dos municípios fundadores do Quadrilátero Urbano – Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga; Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão —, bem como de Luís Nobre, autarca de Viana do Castelo, que se junta agora à rede de municípios, a qual passará a ser designada por Pentágono Urbano.

“A adesão de Viana do Castelo é um sinal claro de que estamos a construir uma rede de municípios cada vez mais forte e integrada. Nesta rede temos cinco dos 20 concelhos mais exportadores, que representam cerca de 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte de Portugal. São territórios que têm demonstrado grande pujança num leque muito diversificado de sectores de vanguarda tecnológica e de inovação”, referiu Ricardo Rio.

Já Mário Passos considerou que a integração de Viana do Castelo “vem fortalecer o Quadrilátero, agora Pentágono Urbano, e é mais um reconhecimento do potencial instalado nestes territórios que muito têm contribuído para o crescimento da região Norte e do país”. O autarca de Famalicão defendeu ainda que “dá força à discussão levantada recentemente sobre a criação de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho”.

Recorde-se que a Associação Quadrilátero Urbano foi criada em 2008 com o objectivo de promover a competitividade, inovação e internacionalização da região. 

Viana do Castelo, com a sua localização geoestratégica e forte ligação à Galiza e ao resto da Europa, é encarado como uma  “porta de entrada” fundamental para a internacionalização da região. 

Para o autarca de Viana, a integração na rede do Quadrilátero Urbano “permitirá o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas da mobilidade, cultura, inovação empresarial e cooperação internacional, reforçando ainda mais o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional”, destacou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos