Famalicão
Nova rede de transportes Mobiave já recebe queixas. Mário Passos garante ajustes se necessário

A nova rede de transportes Mobiave começou a funcionar há pouco mais de uma semana e já existem reclamações, sobretudo ao nível do transporte de alunos.
O assunto foi levantado, esta quinta-feira, pelos vereadores do PS, na reunião da Câmara Municipal. Paulo Folhadela disse que os vereadores da oposição receberam “queixas relacionadas com o transporte escolar”, nomeadamente para a Escola Dr. Nuno Simões, explicando que a substituição da antiga Linha 41 pelas linhas 250, 353 e 462 não está a corresponder às expectativas dos encarregados de educação e da comunidade escolar.
O socialista disse ainda que a linha 462 é considerada escolar, ao passo que as restantes duas são linhas de circulação anual. “A partilha de percursos entre transporte escolar e transporte regular levanta sérias dificuldades, quer na articulação de horários com a realidade escolar quer na eficácia do serviço prestado a ambos os públicos”, afirmou.
Outro caso apontado é o dos alunos da União de Freguesias (UF) de Esmeriz e Cabeçudos, que para aceder à Escola D. Sancho I têm de mudar de autocarro a meio do percurso ou percorrer a pé cerca de 850 metros.
O presidente da Câmara, Mário Passos, reconheceu que nem tudo pode estar a funcionar bem e que assegurou que, caso se justifique, serão feitos ajustes na rede.
O edil sublinhou que com a Mobiave foram acrescentadas mais 500 paragens no concelho, que passaram de 1.100 para 1.600, pelo que os autocarros “param em muitos mais sítios”. Mário Passos acredita que os constrangimentos tenham a ver com alguns desajustamentos nos horários, que estão a ser analisados.
“Eu sempre disse que no primeiro mês e meio de funcionamento da rede poderiam ser necessários alguns reajustamentos e é isso que estamos a estudar. Estamos a rececionar o feedback que nos chega das empresas, das escolas, das associações e dos encarregados de educação e estamos já a conversar com a operadora para que possamos, a seu tempo, desenvolver os ajustes que sejam necessários”, acrescentou o edil.
Mário Passos informou ainda que até ao final do ano a Mobiave, concessionada à empresa Transdev e que serve os concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, vai ser dotada de 22 autocarros elétricos.

- Famalicãohá 4 dias
Centro de Saúde de Famalicão muda para instalações provisórias a partir desta semana
- Famalicãohá 3 dias
INAC teme pelo seu futuro em Famalicão
- Famalicãohá 1 semana
Famalicão assinala “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”
- Famalicãohá 3 dias
Viana do Castelo junta-se a Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos e adere ao Quadrilátero Urbano