Famalicão
Sacerdotes de Famalicão reúnem com o novo arcebispo primaz
Os sacerdotes do Arciprestado de Famalicão reuniram-se, no passado dia 7 de abril, no Seminário dos Combonianos, em Antas, com o novo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que tomou posse no passado mês de fevereiro.
Este encontro, que permitiu um contacto mais próximo dos sacerdotes com o novo Arcebispo, contou também com a presença de D. Nuno Almeida, bispo auxiliar.
“Durante o encontro, houve espaço para o clero se apresentar ao arcebispo, seguindo-se um espaço de diálogo e escuta daquelas que são as inquietações, preocupações e sugestões do clero arciprestal”, conta o Arciprestado de Famalicão, em nota à imprensa.
Por sua vez, D. José Cordeiro deixou alguns desafios aos sacerdotes, referindo a necessidade de “arriscar caminhos novos que nos ajudem a fazer uma aposta na formação dos leigos; a repensar a reorganização da Arquidiocese; e renovar a nossa atitude face à nossa ação, ou seja, a urgência de assumir atitudes pró-ativas capazes de alargar os nossos horizontes e perspetivas pastorais”.
O prelado enfatizou ainda “a sinodalidade, como uma realidade que terá de começar entre os membros do clero”, lembrando, por isso, que “as soluções para os problemas terão sempre de ser encontradas em conjunto”.
Houve ainda tempo para uma reflexão sobre a catequese, da qual se salientam estas ideias: urge uma mudança de paradigma, passar do modelo escolar para o catecumenal; encontrar novos caminhos que levem a uma experiência de Deus; e formar adultos na fé.
- Famalicãohá 2 dias
Famalicão volta a ser distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI
- Famalicãohá 1 semana
Nova esquadra da PSP vai permitir “polícias mais motivados e aumento da segurança”
- Culturahá 7 dias
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desportohá 2 dias
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais