Famalicão
Parque de lazer vai nascer em Pousada de Saramagos

A freguesia de Pousada de Saramagos vai ter um parque de lazer a médio prazo. A novidade foi avançada à Fama Rádio e Televisão de Famalicão e ao OPINIÃO PÚBLICA pelo autarca local José Pereira.
A infraestrutura vai nascer na parte de baixo da EN 206 que atravessa a freguesia, junto ao rio Pele e nas imediações de uma urbanização que está em construção.
“É um espaço onde as pessoas podem reunir-se para o lazer e exercício físico. Queremos dar condições às pessoas para não se deslocarem para outras freguesias”, explica o responsável.
No local existe já um parque com 600 metros quadrados, mas a Junta de Freguesia quer avançar para uma área superior e está já em negociações com o proprietário do terreno. O parque acabará por ficar com nove mil metros quadrados e terá diversas áreas, nomeadamente de lazer, baloiços e outros equipamentos.
“Para este mandato já será impossível estar pronto, mas estamos a concluir o projeto e o terreno já será da freguesia. Logo depois, a obra poderá avançar”.
Outro projeto que o autarca quer ver nascer em Pousada de Saramagos é um espaço para a realização das Festas de Santa Apolónia.
José Pereira considera que, neste momento, o centro da freguesia não tem condições físicas para acolher esta romaria, que chama, todos os anos, milhares de pessoas a Pousada. “Já analisamos o PDM e Pousada praticamente não tem terrenos agrícolas. Se não salvaguardarmos um espaço, daqui a uns anos não teremos festa”.
Assim, no centro da freguesia vai ser “guardado” um terreno, propriedade da Riopele, junto à escola primária, que acolherá a festa durante os três dias em que se realiza e no resto do ano será um parque de estacionamento.
Em relação a outras obras, neste momento está a ser colocada a rede de saneamento na rua do Outeiro, seguindo-se a dos Pescadores. Depois disto, a instalação desta rede ficará concluída na freguesia. Estão também em curso diversas intervenções nas vias de comunicação da freguesia, que o presidente da Junta quer concluir até ao final deste mandato. Para o autarca é urgente construir em Pousada um pavilhão multiusos, um projeto que, caso seja reeleito nas próximas autárquicas, está na forja. Aliás, a recandidatura nas próximas eleições é já uma decisão tomada para José Pereira, que está a terminar o seu primeiro mandato, depois de ser eleito pela coligação PSD/CDS-PP em outubro de 2017.

- Famalicãohá 1 semana
Legislativas: famalicense Sofia Fernandes é terceira na lista da AD por Braga
- Famalicãohá 1 dia
Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia
- Famalicãohá 1 semana
Mobiave arranca a 1 de abril com autocarros das 5 horas da manhã à meia-noite e mais baratos
- Famalicãohá 6 horas
Casa da Memória Viva inaugura exposição sobre o “Verão Quente de 75”