Siga-nos nas redes

Famalicão

Escola D. Maria II premiada no Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade

Publicado

em

Os alunos do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas (AE) D. Maria II (Bruna Novais, Duarte Azevedo e Afonso Fernandes) obtiveram o 1º Prémio com a Comunicação Oral intitulada “Deteção de microplásticos em água destinada a consumo humano” no  Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade, que decorreu no passado dia 12 de abril na Universidade do Minho. 

Trata-se de um evento que integra comunicações, produções artísticas, workshops e palestras com especialistas e que contou com a participação de 300 alunos, do 9º ao 12º anos, do distrito de Braga, acompanhados por cerca de 30 professores.

Os projetos apresentados foram desenvolvidos em colaboração com professores e investigadores da Universidade do Minho e dedicam-se ao tema da Inteligência Artificial & Sustentabilidade aplicada a diferentes contextos e setores. 

No caso dos alunos do AE D. Maria II, a proposta apresentada  foi o desenvolvimento de uma técnica de baixo custo que utiliza o “Vermelho Nilo”, um composto fluorescente que auxilia a inspeção visual, uma vez que adere às partículas de microplástico, o que permite a sua observação microscópica com recurso à luz ultravioleta. A utilização de ferramentas de inteligência artificial como o “Astica” (um chatbot que permite a caraterização e descrição de imagens) ou o Fiji/ImageJ (que permite o tratamento e melhoria da qualidade das imagens obtidas) podem ser preciosos auxiliares na otimização do método e na melhoria do fluxo de trabalho. 

Em nota à imprensa, o Agrupamento esclarece que “os alunos apresentaram a sua proposta de uma forma muito clara e assertiva, pelo que conquistaram o júri composto por docentes e investigadores da UMinho e alcançaram este importante prémio, como reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido”. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos