Siga-nos nas redes

Famalicão

Artur Sá da Costa lança livro com testemunhos inéditos do 25 de Abril

Publicado

em

“Memórias de Uma Revolução Popular”. Assim se chama a mais recente obra do famalicense Artur Sá da Costa que foi apresentada, na passada sexta-feira, nos Paços do Concelho de Famalicão, inserida nas comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos.

O livro recolhe os testemunhos de 50 personalidades envolvidas no processo revolucionário de Abril e no 1º de Maio de 1974 em Famalicão. Em declarações ao OPINIÃO PÚBLICA, o autor explicou que se trata de um projeto que iniciou no 40º aniversário do 25 de Abril, ou seja, já lá vão mais de 10 anos.

Artur Sá da Costa vai, assim, ao encontro dos que fizeram parte da Revolução em território famalicense, captando-lhes emoções, reações e comportamentos, nos espaços que habitavam, conviviam e trabalhavam. “São pessoas individuais, que contam a sua história. Não é uma história oficial, mas uma história que está centrada na individualidade, na experiência e na vivência que cada um teve no processo revolucionário”. 

O autor confessa que nestas histórias que captou surgiram várias surpresas, porque “cada um, nas suas memórias recônditas, que estavam esquecidas e à espera que alguém as captasse, surgem aspectos que nunca foram divulgados ou tornados públicos”. “São histórias muito interessantes e muito curiosas”, acrescenta.  

Artur Sá da Costa nasceu a 20 de novembro de 1944, em Famalicão, e licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra. Foi, durante 23 anos, diretor do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Famalicão. Destacou-se também, como ativista político contra o regime fascista e na consolidação da democracia em Famalicão.

A sessão de apresentação do livro contou com a presença de muitos famalicenses, entre vários amigos e pessoas que colaboraram com o seu testemunho na obra, assim como do vereador da Cultura, Pedro Oliveira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos