Siga-nos nas redes

Famalicão

Junta de Nine abre gabinetes de apoio aos imigrantes e aos cuidadores informais

Publicado

em

A Junta de Freguesia de Nine procedeu à abertura do Gabinete de Apoio à Imigração e Integração e do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal.

O primeiro prende-se “com a proximidade e o apoio necessário que sentem os imigrantes que em Nine se estabelecem, tantas vezes desconhecendo trâmites, processos, instituições e procedimentos”, explica a autarquia local, em comunicado.

Desta forma, a Junta de Freguesia pretende ser a primeira instituição a quem estes imigrantes podem recorrer para que se sintam socialmente amparados, colaborando na interação com as restantes entidades e acompanhando todo e qualquer processo exigível e necessário “para o bem-estar, conforto e integração das famílias que se deslocam para e passam a viver em Nine”.

Segundo o presidente da Junta, Paulo Oliveira, “numa altura em que o fenómeno migratório é acentuado, Nine, pela sua atratividade, posição geográfica e inserção num concelho promissor e dinâmico como Famalicão, tem recebido bastantes famílias oriundas quer da América do Sul, quer da Europa de Leste”, acrescentando que são famílias com filhos pequenos.  

Já o segundo gabinete, de Apoio ao Cuidador Informal, resulta de uma parceria com o projeto “Cuidar Maior,” destinado precisamente, como o nome indica, a ser um auxílio e recurso a que os cuidadores informais podem recorrer. “Foram já sinalizadas 36 famílias na freguesia a necessitar de apoio aos cuidadores informais, e a Junta continuará a trabalhar no sentido de aliviar a carga sentida por estas pessoas, que tantas vezes não podem cuidar da sua vida, para cuidar da dos outros”, explica Paulo Oliveira

Os Gabinetes funcionam durante o horário de expediente e atendimento da Junta de Freguesia, que disponibiliza também os meios necessários ao atendimento.  

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Subscrever grátis

rádio e televisão em direto

ARTIGOS RECENTES

ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Mais vistos