Famalicão
Agrupamento de Escolas D. Sancho I deu continuidade à celebração das Maias

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I deu continuidade, este ano letivo, a uma tradição que tem vindo a ser mantida nos últimos anos: a celebração das Maias.
Esta prática, profundamente enraizada na cultura minhota, voltou a encher de cor e simbolismo as janelas e portas das escolas do agrupamento na madrugada de 1 de maio, com a colocação de arranjos florais elaborados por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
A tradição das Maias, que remonta a tempos pagãos e que mais tarde foi reinterpretada com significados religiosos e simbólicos, consiste na decoração com flores — geralmente amarelas e muitas vezes dispostas em coroas — como forma de afastar os maus espíritos, proteger os lares e celebrar o triunfo da primavera e da natureza. Entre lendas e crenças, diz-se que esta prática visava impedir a entrada de bruxas, o ataque de “burro” ao gado ou o acesso do diabo às casas, já que se acreditava que nesta noite “o mal andava à solta”.
Em nota à imprensa, o Agrupamento de Escolas sublinha que a comunidade escolar “envolveu-se com entusiasmo na elaboração dos arranjos florais, transformando esta atividade numa verdadeira manifestação artística e cultural”.
Para além da criação das maias, as turmas exploraram em sala de aula as origens desta tradição, analisando lendas, símbolos e significados associados a esta expressão do património imaterial.

- Famalicãohá 3 dias
Igreja de Nine reabre este domingo depois de obras de requalificação
- Sociedadehá 1 semana
Hélder Filipe Costa eleito presidente da ACIF com lema “Empreender a Mudança”
- Famalicãohá 7 dias
25 de Abril celebrado em Famalicão com apelo ao fortalecimento da democracia
- Famalicãohá 7 dias
Artur Sá da Costa lança livro com testemunhos inéditos do 25 de Abril