Famalicão
Cidade de Famalicão vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito em zonas interditas
A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano da cidade com o objetivo de disciplinar a circulação e o estacionamento automóvel. A novidade foi avançada, esta quinta-feira, pelo presidente, Mário Passos, na reunião do executivo camarário, depois de questionado sobre o assunto pelos vereadores do Partido Socialista.
Segundo o edil, os pilaretes funcionarão de forma digital e automática e só deixarão de estar acionados durante os períodos de cargas e descargas. Já o acesso dos moradores será feito através da leitura das matrículas dos veículos.
Os equipamentos vão ser colocados no topo norte da Praça D. Maria II (em frente à praceta da Fundação Cupertino de Miranda), junto ao Mercado Municipal e no topo sul da Praça D. Maria II (junto à futura residência estudantil). São locais onde o trânsito automóvel já é proibido, com exceção de cargas e descargas e moradores, mas “por onde continuam a passar automóveis”, notou Mário Passos.
Desta forma, a autarquia pretende criar um centro urbano “mais organizado e disciplinado, evitando o trânsito e o estacionamento indevido, por forma a aproveitar as potencialidades que a nova cidade nos dá”, acrescentou o autarca famalicense.
Os vereadores do PS temem, porém, que a colocação deste pilaretes dificulte “ainda mais” a acessibilidade no centro da cidade, sobretudo para as pessoas com mobilidade reduzida. A socialista Maria Augusta Santos lembrou que a Câmara Municipal “gastou mais de 10 milhões de euros na recuperação do centro urbano e uma das justificações para esse investimento era a facilidade com que as pessoas poderiam circular”. “O que verificamos é que, a seguir à moda dos vasos, vamos ter a moda dos mecos e pilaretes e isso não é razoável. São obstáculos que condicionam a mobilidade, em particular das pessoas com mobilidade reduzida”, afirmou.
- Cultura6 dias ago
Festival BINNAR traz várias formas de artes a Famalicão
- Desporto1 dia ago
Badminton: irmãs Gonçalves revalidam o título de Campeãs Nacionais
- Famalicão1 semana ago
PS reaviva ideia de Movimento Cívico pela construção de um novo hospital em Famalicão
- Famalicão5 dias ago
Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas em Famalicão