Famalicão
Escola D. Sancho I termina projeto Erasmus + na Turquia
Na semana de 22 a 29 de abril, cinco alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas D Sancho I estiveram na Turquia, a participar na última mobilidade de um projeto a Erasmus+, relacionado com o bullying.
Os alunos famalicenses interagiram com os seus pares de Itália, Polónia, Turquia e Macedónia em múltiplas atividades de integração e descoberta da cultura e tradições do país anfitrião. A temática da mobilidade – o bullying psicológico e emocional – ditou o mote para outras ações e intervenções, pondo à prova as capacidades dos alunos na resolução de problemas e construção de ambientes de convivialidade salutares.
Em Afyonkaranhisar, os parceiros visitaram o Museu Local, num edifício recentemente inaugurado com múltiplos artefactos da cultura e tradições turco-otomanas, um jardim botânico de plantas aromáticas e o museu da gastronomia. Ao visitarem o centro da cidade, a comitiva pode também apreciar as especificidades culturais que caracterizam este povo de tradições milenares que se divide entre os continentes europeu e asiático.
A agenda de trabalhos contou ainda com as visitas ao Vale de Frígia, famoso pelos seus túmulos e monumentos rochosos, e a Pamukkale, um conjunto de bacias gigantescas de água termal de origem calcária que descem em cascata numa colina.
Em jeito de balanço, o Agrupamento refere, em nota à imprensa, que, apesar das diferenças civilizacionais, esta atividade na Turquia “e evidenciou que os valores do respeito, tolerância e aceitação do outro ultrapassam barreiras e unem os povos e diferentes civilizações”.
- Desportohá 4 dias
AD Ninense: “Queremos uma equipa competitiva”
- Desportohá 3 dias
Câmara de Famalicão adjudica construção da pista de atletismo por 6,2 milhões de euros
- Sociedadehá 15 horas
Incêndio de Vermoim consumiu cerca de 80 hectares de mato e floresta
- Famalicãohá 1 semana
Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão registou perto de 140 mil visitantes